Qual é a diferença entre o combustível da Formula 1 e dos carros de rua?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011 às 12:59
f111-alonso-fiorano-teste-combustivel-shell350A Ferrari e sua parceira Shell realizaram um experimento fascinante na última semana, que não tentado antes na era moderna. Elas queriam ver como seria a performance do combustível Shell V-Power para carros de rua em um carro de Fórmula 1 e como ele iria se comparar com o combustível de corrida que a Ferrari usa.
O regulamento da FIA estipula que os combustíveis da Fórmula 1 devem ser compostos por uma mistura normalmente encontrada em combustíveis comerciais, mas há algumas áreas rigidamente controladas onde eles podem inovar com aditivos para buscar mais potência ou controlar as temperaturas. Muito trabalho é investido nisso.
O resultado foi surpreendente. Fernando Alonso fez o teste de comparação em Fiorano com um carro de Fórmula 1 de 2009 da Ferrari (de acordo com as regras da FIA, um carro de dois anos pode testar, mas não um mais recente) e completou quatro voltas usando o combustível de corrida, marcando 1m03.950s como melhor tempo.
Depois, ele fez um trecho similar com o combustível dos carros de rua e foi nove décimos mais lento, com o combustível de corrida sendo notavelmente superior nas acelerações. Entretanto, surpreendentemente, o combustível normal proporcionou uma velocidade máxima maior no final da reta.
“99 por cento da química do combustível de corrida Shell V-Power é idêntica à química usada no combustível dos carros de rua que podem ser encontrados nos postos Shell”, disse Alonso. “O combustível Shell V-Power foi tão rápido quanto o da Fórmula 1. É uma boa surpresa”.
Veja o vídeo abaixo. Há uma explicação interessante de Alonso sobre a telemetria mostrando os resultados do teste de comparação.

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