Quais os 100 carros seminovos mais procurados em 2022

sábado, 4 de fevereiro de 2023 às 10:20

Renault

Algumas verdades absolutas sempre nortearam as compras de carros novos e usados de muitos consumidores brasileiros. Frutos de herança que data de décadas anteriores, que corriam à boca de vendedores de lojas e concessionárias, essas regras vivem sendo repetidas por “especialistas”. Veja se você não ouviu falar da maioria das afirmações a seguir.

· Veículos produzidos pelas quatro grandes marcas (Fiat, GM, Volkswagen e Ford) são melhores no mercado de usados;

· Carro de marca francesa sempre vai mal entre os seminovos;

· Honda e Toyota são campeões entre os seminovos. Os demais japoneses (e os sul-coreanos) não vão tão bem;

· Importado de alto luxo seminovo é um “mico”, ou seja, será difícil revendê-lo no futuro;

· Gol é “cheque visado”! Uno, Palio e Onix… também. Mas fuja dos modelos populares de outras marcas.

E então? São máximas conhecidas de todos. Mas são reais? Talvez não. Só um portal como a MOBIAUTO, que é o marketplace do segmento automotivo que mais cresceu em 2022, incorporada em 2021 ao menu corporativo do Banco Pan, para desmistificar algumas dessas afirmações, baseando-se em estatísticas, tendências de compra, facilidade de venda e, principalmente, inteligência estratégica na interpretação dos dados.

A área de Estatísticas de Mercado da MOBIAUTO fez um trabalho simples, porém singular, para auxiliar na orientação de clientes que pretendam adquirir carros seminovos sob a premissa da “facilidade de revenda”. E um dado é significativo e definitivo para apontar as melhores opções: os cliques de compradores interessados. Quanto mais um modelo recebe cliques, maior o interesse do comprador e, por óbvio, a chance de vendê-lo.

Tomando como base o universo de milhões de acessos (cliques) nas centenas de milhares de veículos anunciados na plataforma durante o ano de 2022, os técnicos da MOBIAUTO aferiram os 100 veículos seminovos mais procurados, compreendendo unidades ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019 – um novo levantamento, com usados mais antigos, está sendo preparado e será divulgado em poucos dias.

Primeiro identificaram carros e anos-modelos que detiveram maior interesse de compradores. E, para surpresa de quem critica carros franceses, o campeão absoluto foi o Renault Kwid 2019, que concentrou 3,3% de todos os cliques em anúncios feitos por internautas que acessaram o canal MOBIAUTO. Para não ficar nenhuma dúvida: o vice-campeão de acessos foi o… Kwid 2020 (2,55%)! Uma performance que derruba qualquer estigma contra carros de marcas francesas, não?

Para Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, a lista dos dez mais bem colocados inutiliza outra verdade absoluta, visto que inclui 4 modelos da Renault, 3 da Fiat, 2 da Chevrolet e 1 da Hyundai. “Não há veículos da Ford entre os melhores ranqueados, o que, na verdade, já era até esperado. A Ford abandonou os segmentos de veículos de massa e se concentrou só nos importados de alto luxo, o que promove um desinteresse natural nos seminovos mais baratos. Mas também não há nenhum Volks”, comenta. “E isso não há qualquer explicação, a não ser o óbvio: o mercado de carros seminovos no Brasil… mudou”.

A saber, o modelo da Ford mais bem colocado foi o Ka 2020 (1,03% de cliques e 11º colocado) e o da Volks foi aparecer só na 16ª posição (Gol 2021, com 0,96% dos cliques). Veja a lista dos dez melhores.

Em seguida, o levantamento somou os anos-modelos de cada carro para identificar os veículos mais procurados, procurando identificar os seminovos, independentemente do ano, mais atrativos para potenciais compradores. E adivinhe? Deu Kwid novamente. E com quase o dobro do segundo colocado.

Sant Clair explica: “O subcompacto da Renault é um dos modelos zero km mais vendidos do país. Ponto. Isso, por si só, já o credencia a ter uma boa performance na lista dos seminovos mais procurados. Mas não é só isso. Durante a pandemia, com a falta de semicondutores, ele foi um dos carros mais prejudicados em volume de produção, visto que a montadora optava por produzir modelos mais vultosos com as peças que chegavam. Falta de carro zero km acaba acentuando o interesse pelo seminovo”, opina.

“Fizemos esse levantamento com o intuito de esclarecer o que está verdadeiramente acontecendo no mercado de seminovos, sem nos prender às regras criadas anos atrás e, como estamos vendo, já desatualizadas. O mercado vai reaprender a valorizar o que, de fato, mais interessa ao comprador. Essa é a missão da MOBIAUTO: esclarecer a verdade”, diz o CEO da empresa.

A lista de modelos que despertam maior interesse no volume de cliques dos internautas (ou compradores) compõe outras curiosidades interessantes. Listamos algumas:

·       Há 13 picapes na lista dos 100 mais procurados. As duas campeãs são Fiat Strada (3,64%) e Fiat Toro (2,52%) – nenhuma surpresa. Somadas, elas atraem 6,16% de todos os potenciais compradores. As outras 11 picapes somadas chamam a atenção de 6,75% dos acessos.

·       Um único modelo 100% elétrico aparece na lista: o Nissan Leaf (95º colocado, com 0,14% de interesse). Curiosamente, ele não está na lista dos 3 mais vendidos como zero km. Mas como seminovo ele é o campeão da categoria.

·       BMW 320i (73º colocado, 0,22%), Volvo XC40 (86º, 0,18%) e BMW X1 (92º, 0,15%) integram a lista dos 100 mais. São os três únicos pertencentes às marcas premium. Se você sentiu falta de algum Mercedes-Benz… há um: mas é o Sprinter (62º, 0,39%).

·        Toyota Corolla é o 11º veículo mais procurado pelos compradores (1,98%). O Civic aparece na 36ª posição, com menos da metade do interesse: 0,89%.

“A Mobiauto é um marketplace que inspira grande credibilidade junto aos compradores. Nossos anúncios despertam o interesse do comprador e isso pode ajudar a definir o modelo que será adquirido”, esclarece o executivo, que destaca mais uma verdade absoluta que cai em desuso. Ele se refere à soma dos modelos de cada marca, o que compõe um inusitado ranking de montadoras que restabelece a verdade no mercado de seminovos.

“Claro que o mercado total não está representado nesse levantamento, pois recortamos só os 100 modelos mais procurados. Mas a soma desses veículos remonta a 93,29% de todas as nossas buscas, o que, estatisticamente, permite elaborar o ranking das marcas”, diz. Veja como ficou a lista dos dez principais.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.