Punição para quem causar bandeira vermelha pode ser adotada na F1

domingo, 10 de dezembro de 2023 às 9:55

Bandeira vermelha

A partir da próxima temporada, uma nova regra interessante será adicionada na Fórmula 2 e na Fórmula 3. Quando um piloto interromper a sessão com bandeira vermelha, ele não poderá mais participar da sessão e seu tempo mais rápido poderá até ser descartado. Se a regra for bem-sucedida, ela poderá ser implementada também na Fórmula 1.

Já vimos isso muitas vezes, quando um acidente impede a retomada de uma sessão. Na classificação, por exemplo. Isso também muitas vezes resultou em pole position para o piloto que causou a bandeira vermelha. Isso muitas vezes causou frustração entre outras equipes e outros pilotos.

Portanto, agora o artigo 33.5 do regulamento esportivo das séries de apoio da F1 estabelecerá que quem causar a bandeira vermelha pode ser punido. Uma palavra interessante aqui é pode.

A FIA escolheu deliberadamente esta redação para deixar espaço para os comissários determinarem se a punição será realmente aplicada. Assim, uma exceção pode ser aberta em casos excepcionais ou em caso de acidente sem culpa.

Esta experiência na Fórmula 2 e na Fórmula 3 pode ser vista como um teste para a Fórmula 1. Caso seja um sucesso, não se pode descartar que estas regras também se apliquem à Fórmula 1 dentro de alguns anos.

As regras não são novas no automobilismo. Na verdade, na Fórmula Indy eles são ainda mais rígidos. Lá, o piloto não pode mais participar da sessão e suas duas voltas mais rápidas são anuladas.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.