Punição absurda

domingo, 9 de janeiro de 2011 às 15:33

conselho-mundial-2007

Punição absurda

O tal Conselho Mundial da FIA, que na verdade é um nome pomposo para um bando de gente que ninguém sabe bem quem é ou o que fez para estar ali, deixou de usar o bom senso mais uma vez. Bom senso esse que seria necessário para julgar e qualificar qualquer causa, crime ou o que o valha.

A McLaren foi acusada de espionagem industrial. Para começo de conversa essa acusação já é estranha. Espionagem industrial é caracterizada quando alguém da empresa “X” paga um terceiro ou alguém da própria empresa “Y” por informações sigilosas daquela empresa. Pelo que se sabe, pelo que foi divulgado por todas as partes, não entrou dinheiro nessa parada. O que aconteceu foi que um funcionário da empresa “Y” (no caso a Ferrari), insatisfeito com seu destino lá dentro, e de livre e espontânea vontade, resolveu prejudicar a empresa mostrando dados sigilosos dela para o concorrente da empresa “X”, a McLaren.

Ora, ninguém em sã consciência pode esperar que o funcionário da empresa X seja mais santo que o Papa e se recuse a ver tais documentos! Seria utopia – para não dizer imbecilidade – esperar tal coisa. O funcionário viu os documentos e provavelmente correu para seu projeto para examinar o que poderia ser incorporado. Se ele conseguiu incorporar alguma coisa ou não é irrelevante (minha opinião pessoal é que não conseguiu, pois tratam-se de carros muito diferentes, a começar pela concepção do chassis, de largura entre-eixos distintas). O fato é que ambos foram pegos e portanto ambos deveriam ser punidos. O funcionário da Ferrari comete um crime ao mostrar dados sigilosos ao concorrente e o funcionário da Mclaren torna-se no mínimo cúmplice ao aceitar ver e/ou usar tais informações contidas no documento.

Isso é inédito? Claro que não. Mecânicos e engenheiros vendem acerto e desenvolvimentos diversos de carro no paddock desde sempre. Aliás, em todas as categorias. O problema é quando são pegos. Tenha certeza você, que lê essas mal escritas, que todas as equipes de F1 já passaram por isso em vários momentos da história. Sabe por que a McLaren foi pega? Porque usou as informações para delatar irregularidades no carro da Ferrari! Isso mesmo, a Ferrari tinha um fundo móvel, o que é proibido pelo regulamento, mas praticamente invisível a olho nu. Portanto só alguém que conhecesse o projeto poderia apontar a irregularidade para que uma fiscalização específica a encontrasse. A McLaren então “dedou” a irregularidade para a FIA praticamente “confessando” que tinha informações privilegiadas. É lógico que a Ferrari ficou com trezentas pulgas atrás da orelha e botou gente imediatamente para averiguar como a McLaren sabia daquilo…

Mas, voltando ao cerne da questão, causa um pouco de estranheza a repercussão que isso tomou. Aceitemos que os marqueteiros de plantão chamem o episódio de “espionagem industrial” De acordo com o escritor norte-americano do momento, Joseph Finder, autor de quatro best-sellers ambientados em empresas – e que passa metade do tempo entrevistando altos executivos de grandes companhias -, espionagem industrial acontece hoje em mais de 30% de todas as grandes empresas do mundo. Ele deve saber o que fala, afinal além de tudo, ele foi treinado para trabalhar no serviço de informação do governo americano, a CIA. O que é uma equipe de Formula 1 hoje, ainda mais se tratando de organizações poderosas como a McLaren-Mercedes e Ferrari? São empresas, que estão sujeitas, como quaisquer outras, a sofrer esse tipo de problema.

Tá bom, você vai dizer. São empresas, mas tanto a McLaren quanto a Ferrari estão inseridas no contexto do esporte e são regidas por um regulamento específico. É verdade, portanto a única maneira de punir a equipe acusada de alguma coisa é provar que ela usou as informações para incorporar algo da Ferrari no seu carro. Isso foi provado? Não, e a própria sentença nada fala sobre isso. Então qual a base para se punir a McLaren. Na minha opinião nenhuma, afinal uma informação não vale nada se não for usada. E não importa se eu ou você achamos que ela usou ou não usou, é preciso provar para punir.

E mesmo sem provas a Mclaren foi punida com a perda de todos os pontos e ainda terá que pagar uma multa de 100 milhões de dólares. Teve gente que achou pouco. Eu achei absurdo. Tomara que eles recorram.

Abraço e até a próxima!

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.