Prova de recuperação confirma metade da temporada de Piquet Jr melhor que seu 1º ano de Nascar

domingo, 14 de julho de 2013 às 10:43
Nelsinho Piquet

Nelsinho Piquet

Nelsinho Piquet e o Camaro #30 ultrapassaram a primeira metade da temporada de estreia do piloto na Nascar Nationwide Series com o 12º lugar em New Hampshire conquistado graças a uma bela prova de recuperação na tarde de sábado. A vitória foi de Kyle Busch, com Brian Vickers em segundo e Austin Dillon em terceiro.

Após um contato com o muro na tomada de tempo encerrada poucas horas antes da prova de 200 voltas, a equipe Turner Scott Motorsports se mobilizou para preparar o carro reserva para o brasileiro, que foi obrigado a largar do final do grid de 40 carros. Ele então correspondeu ao esforço da equipe e conquistou na pista nada menos que 28 posições: seu recorde pessoal nas 74 corridas de Nascar que tem na carreira desde 2010.

“Foi uma corrida difícil. Sabíamos que ia ter um risco ir com o carro reserva e para completar em uma das paradas tivemos uma roda solta e fui obrigado a passar pelo box novamente. No final, por causa das três prorrogações para terminar a prova, nossa estratégia foi feliz e conquistamos mais algumas posições importantes. Foi um prêmio pelo bom trabalho da equipe para aprontar o carro. Agradeço especialmente ao meu companheiro Justin Allgaier e aos mecânicos dos carros #31 e #32, fundamentais no trabalho feito no carro reserva antes da largada”, afirmou Nelsinho.

Melhor piloto da Turner Scott Motorsports ao término da prova, o brasileiro avançou uma posição no campeonato e soma agora 450 pontos.

O 12º lugar de Piquet Jr na classificação em sua temporada de estreia na Nationwide Series após 17 das 33 etapas do ano representa uma performance superior à registrada pelo piloto em seu ano de estreia na Nascar na mesma altura do campeonato de 2011 da Truck Series. Há dois anos, ele era apenas o 13º colocado após a 13ª das 25 corridas da temporada.

Na disputa pelo prêmio de “rookie of the year”, conferido ao melhor estreante da temporada, 2013 também supera 2011. Agora Nelsinho é terceiro no ranking a menos de cinco pontos do vice-líder, enquanto na metade de sua primeira temporada completa na Nascar ocupava só o quarto posto.

O resultado é particularmente expressivo pois os campeonatos da Nationwide tradicionalmente são muito mais competitivos, uma vez que suas provas invariavelmente contam com a participação de pilotos e equipes da Sprint Cup (como na corrida de sábado em New Hampshire, quando Kyle Busch fez sua sétima vitória do ano na categoria pilotando um carro de Joe Gibbs).

Outro ponto que pesa a favor do ano de estreia de Piquet Jr na Nationwide no comparativo com sua primeira temporada na Truck Series diz respeito ao potencial da escuderia que o brasileiro defende. Em 2011, a KHI tinha um histórico estabelecido na divisão das picapes, com dois títulos de pilotos (2007 e 2009) e mais de 40 vitórias acumuladas. Já o programa da Turner Scott na Nationwide é mais recente e modesto: são cinco vitórias na divisão (uma delas conquistada por Piquet em Road America no ano passado).

“Depois de uma série de dificuldades no início da temporada, a equipe conseguiu uma boa reação nas últimas provas. O top-10 em New Hampshire passou perto e vamos trabalhar para que ele venha na próxima semana, em Chicago”, frisou o piloto.

A 18ª etapa da temporada 2013 da Nationwide Series acontece na tarde do próximo domingo.

Classificação no campeonato, após 17 de 33 provas
1. Regan Smith 594 pontos
2. Sam Hornish Jr. 589
3. Austin Dillon 582
4. Justin Allgaier 574
5. Elliott Sadler 570
6. Brian Vickers 548
7. Kyle Larson 546
8. Brian Scott 534
9. Trevor Bayne 526
10. Parker Kligerman 525
11. Alex Bowman 474
12. Nelson Piquet Jr. 450
13. Mike Bliss 447
14. Travis Pastrana 389
15. Reed Sorenson 348

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.