Protótipos duelam até o fim e MRX vence Endurance em Tarumã

domingo, 14 de abril de 2013 às 18:07

MRX no Endurance

Com um grid de 30 carros a prova de abertura da Temporada 2013 do Gaúcho e Brasileiro de Endurance trouxe fortes emoções no Autódromo de Tarumã. A prova de 3 horas de duração foi disputada no domingo (14/04) com sol e temperatura amena em Viamão.

A pole position foi conquistada pelo MRX 10, vencedor da última edição das 12 Horas de Tarumã com o tempo de 1 min 00seg 279 milésimos. Mesmo sendo uma competição de longa duração, a adrenalina subiu logo na primeira curva com três protótipos dividindo lado à lado a Curva 1. Na primeira hora de corrida, o protótipo Tubarão sob o comando de Tiel de Andrade dominou. Quem acompanhou sempre de perto o líder foi o trio do MCR 99 de Oswaldo Scherer Filho, Eduardo Scheer e Paulo Hoerlle. Na segunda hora de prova, o Tubarão 5 manteve a ponta, mas passou a ser ameaçado pelo MRX 10 de Pierre Ventura, Cristiano de Almeida e João Cardoso Jr. No trecho final o carro número 10 assumiu a ponta e não perdeu mais até cruzar a linha de chegada.

– Foi magnífico ganhar do Tubarão porque eles são uma grande equipe. Foi um combate direto e estamos muito contentes. Depois das 12 Horas ganhamos agora e fechamos 15 horas de vitórias – afirmou bem humorado o piloto João Cardoso Junior.

Os dois primeiros colocados impuseram um ritmo forte quando faltavam apenas trinta minutos de corrida, com tempos de volta que se assemelhavam ao de sessões classificatórias. Uma bandeira amarela, porém, esfriou o embate.

– Infelizmente meu segundo jogo de pneus não permitiu acompanhar o ritmo deles no final. Na relargada não quis arriscar porque achei que teria mais corrida. O problema foi que o safety car entrou e não tivemos mais muito tempo no final. De qualquer modo o carro era totalmente novo e tudo funcionou muito bem – disse Tiel de Andrade, piloto do Tubarão.

Antes do Endurance, a categoria criada em 2012, Sprint Race, proporcionou disputas acirradas e muitos incidentes nas duas provas realizadas em Tarumã. Os carros, baseados na antiga Super Clio, impressionaram pela velocidade. A primeira corrida foi marcada por toques e acidentes na Curva 1 que acabaram influenciando no resultado. Quem passou imune foi o piloto do carro 18, Gaetano di Mauro que soube sustentar a liderança diante da pressão de Kau Machado.

– Foi minha primeira experiência aqui na Sprint Race. Consegui segurar a ponta e a vitória. O carro é muito rápido e exigiu uma adaptação diferente. Fui com calma e sentindo até onda ia o limite do carro. Assisti vídeos com câmera on board para ver onde eu podia forçar mais e fui achando o ponto máximo e deu certo – comentou o piloto de São Paulo.

Na segunda prova quem brilhou foi Kau Machado que fez grande recuperação. Depois de ter sofrido acidente ele recuperou o tempo perdido e assumiu a dianteira que era de Gaetano di Machado.

– Eu levantei o pé ao ver uma bandeira amarela e alguém me bateu forte na traseira. Entrei na reta e acabei não indo para os boxes o que detonou os pneus. Vim para os boxes e depois, não tinha que poupar nada. Fiz a ultrapassagem entre a curva 1 e 2 e foi muito bonito – comentou.

Mais experiente, o piloto brincou com a diferença de idade para os adversários.

– Como estou voltando me falta um pouco de ritmo. Tenho quase a idade dos dois pilotos juntos.

Completando o domingo de velocidade, o passado também esteve presente na pista de Tarumã. Os veteranos carros da Copa Classic fizeram boas disputas em um grid que contou com raridades e carismáticos modelos como Puma, Passat, Fusca, Chevette, Mini Cooper, DKW e Maverick. A vitória na soma dos tempos foi de Moises Rosemberg, do Puma 73, seguido de Diego Marante com o Passat 58 e Niltão Amaral do Passat 8.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.