Prost: F1 deveria simplificar para melhorar

sexta-feira, 12 de outubro de 2018 às 9:05

Alain Prost

A Fórmula 1 precisa voltar ao básico para melhorar o espetáculo, de acordo com Alain Prost. Agora consultor da Renault, o tetracampeão mundial é um “purista” declarado que acredita que a categoria era melhor com regras e carros mais simples.

“As regras de motor são as mais complicadas”, disse ele ao Ouest-France quando lhe perguntaram o que a Liberty Media deveria fazer com o regulamento de 2021 a fim de melhorar a F1.

“Toda mudança nos motores envolve custos significativos, mas de qualquer maneira eles deveriam ser mais potentes, com mais combustível disponível e mais performance”, afirmou Prost.

E ele acha que uma abordagem baseada na simplicidade também funcionaria em outras áreas das regras.

“Tecnicamente, deveria ser mais simples, abrindo a possibilidade de surpresa, genialidade e o piloto fazendo a diferença ao invés dessas máquinas de guerra que vemos hoje onde 80 por cento do desempenho é aerodinâmica e motor. Eu gostaria de ver um equilíbrio melhor”.

Prost duvida que as alterações no regulamento de 2019 farão uma grande diferença, argumentando que a dimensão dos carros modernos na verdade é o principal problema.

“Pessoalmente, eu removeria o difusor. Na minha época, tínhamos conceitos diferente com uma grande performance e podíamos seguir uns aos outros de perto sem problema. Precisamos de carros aerodinamicamente muito mais simples”.

Segundo ele, as regras mais simples do passado tornavam a categoria genuinamente interessante por causa da variedade.

“Em um ano, nós tivemos turbos, V8, V10, V12, Michelin, Goodyear e Pirelli”, relembra Prost. “Não podemos retornar ao passado porque é bastante complicado ter tecnologias diferentes. Entretanto, é o equilíbrio de tecnologia que faz a diferença”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP dos EUA de Formula 1 no dia 21 deste mês!

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.