Problema no câmbio tira Norris do TL2 em Madrid
sexta-feira, 11 de setembro de 2026 às 14:46Lando Norris não conseguiu participar efetivamente do TL2 para o GP da Espanha. A McLaren confirmou que um problema no câmbio obrigou o atual campeão mundial a recolher seu carro após apenas duas voltas no novo circuito de Madrid.
O primeiro dia no Madring foi importante para pilotos e equipes, já que todos precisavam conhecer as características do novo traçado. Com uma combinação de setores de rua e trechos construídos especificamente para o circuito, a pista apresentou um desafio adicional.
Por isso, cada minuto de atividade na pista era importante para a coleta de dados. No entanto, Norris teve sua programação interrompida logo no início do TL2. O britânico levou a McLaren de volta aos boxes e o problema mecânico não foi solucionado antes do encerramento do treino.
“Problema no câmbio para o Lando, obviamente é um grande revés para ele. Para o TL3, vamos tentar fazer tudo o que pudermos para devolver a ele o tempo de pista”, afirmou Mark Temple, diretor técnico de desempenho da McLaren.
“Foi como esperado, uma pista muito técnica e difícil para os pilotos, tentando encontrar o caminho e aprender o circuito. Além disso, é preciso lidar com as temperaturas muito altas nos pneus. Com certeza, o tempo de pista do Lando será muito importante amanhã.”
Norris havia terminado o TL1 em P6, quase nove décimos atrás da Mercedes de George Russell. Entretanto, o bom resultado da primeira hora de atividade não foi suficiente para compensar a perda de tempo provocada pelo problema no câmbio na parte da tarde.
Quero ser VIPPiastri completa programa da McLaren
Enquanto Norris enfrentava problemas, Oscar Piastri conseguiu cumprir toda a programação da McLaren durante a sexta-feira. O australiano terminou o TL1 em P8 e depois avançou para P7 no TL2, enquanto buscava compreender melhor as características do novo circuito.
Um dos principais desafios foi encontrar o equilíbrio correto do carro. A McLaren precisou trabalhar com um acerto que atendesse tanto às retas quanto às curvas de alta velocidade. Ao mesmo tempo, a equipe teve de controlar a temperatura e o desgaste dos pneus.
“Eu senti que chegamos um pouco mais perto no TL2, o que foi bom, mas ainda parece que estamos um pouco sem ritmo”, disse Piastri.
“Vamos tentar melhorar. Foi um dia interessante, aprendendo um circuito novo. Certamente é difícil dominá-lo, mas foi um dia cheio de aprendizado. Espero que possamos encontrar um pouco mais amanhã.”
Além disso, Piastri destacou a dificuldade de extrair o máximo desempenho de um carro em um circuito de rua como o Madring. Para o australiano, esse é atualmente o principal ponto que a McLaren precisa solucionar.
“Tentar extrair o desempenho em um circuito de rua como este é bastante desafiador. Essa é a maior coisa para nós no momento. Espero que amanhã possamos tornar as coisas um pouco mais fáceis e encontrar um pouco mais de consistência, além de uma capacidade maior de extrair esse tempo do carro.”
acerto do carro, câmbio, george russell, gp da espanha, lando norris, Madring, Mark Temple, mclaren, oscar piastri, pneus
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
