Primeiro treino livre é da Audi em Le Mans

quarta-feira, 13 de junho de 2012 às 19:46
Andre Lotterer -Audi Sport Team Joest R18 e-tron
Andre Lotterer – Audi Sport Team Joest R18 e-tron

Andre Lotterer colocou o Audi #1 “e-tron” no topo da tabela de tempos por 1,3 segundos, na primeira sessão de treinos livres para a 24 Horas de Le Mans nesta quarta-feira.

Lotterer e seu companheiro Tom Kristensen haviam se envolvido em uma batalha para o primeiro lugar, com o alemão ameaçando o dinamarquês por pouco mais de um décimo de segundo a 25 minutos do fim.

Mas havia ainda mais velocidade para vir, como Lotterer demonstrou com 3m25.163s em sua penúltima volta voadora. E foi o tráfego que impediu um tempo ainda mais rápido na volta seguinte, já que Lotterer marcou o melhor tempo do setor intermediário antes de ser atrapalhado.

Embora os e-trons tenham monopolizado as posições de liderança até o final, tanto outros Audis como Toyotas também chegaram a figurar no topo da tabela durante alguns momentos das 4 horas de treino.

O Toyota #8 só conseguiu cinco voltas antes de apresentar um problema que o deixou parado na reta Mulsanne, o que exigiu uma troca de motor. O trabalho deve ser concluído a tempo para a classificação, mas deixa Anthony Davidson / Sebastien Buemi / Stephane Sarrazin com bem pouco tempo de pista e sem um motor de reposição para o resto do evento.

Os carros ultra-competitivos da categoria LMP2 (Le Mans Protótipo 2) estavam separados apenas por alguns décimos de segundo, até que Ryan Dalziel, a bordo de um Starworks HPD, conseguiu abrir 1.1s de vantagem nos momentos finais.

Apenas 0.082s separam o OAK #24 Morgan-Judd, #26 Signatech Oreca-Nissan e #45 Boutsen Ginion Oreca-Nissan em quarto, quinto e sexto lugares.

A Aston Martin ficou com o melhor tempo da GTE Pro graças a uma volta de 3m57.036s de Darren Turner, que colocou o carro 0.4s à frente da Luxury Ferrari, com o Corvette #74 em terceiro.

A Ferrari #51 AF Corse foi o quarto mais rápido, mas vai precisar de reparos substanciais antes da classificação após Giancarlo Fisichella bater nas curvas Porsche.

Apesar de ter perdido algum tempo no início devido a problemas elétricos, o Delta Wing Nissan voltou à pista para marcar o 28º tempo na geral, à frente de seis carros LMP2. O Delta Wing rodou em 3m43.576s, dois segundos mais rápido que seu último teste, mas quatro segundos abaixo dos líderes da LMP2.

Veja a tabela completa de tempos:

Pos Classe Pilotos Equipe / Carro Tempo
1. P1 Fassler/Lotterer/Treluyer Audi e-tron 3m25.163s
2. P1 Capello/Kristensen/McNish Audi e-tron 3m26.494s
3. P1 Dumas/Duval/Gene Audi Ultra 3m27.494s
4. P1 Bonanomi/Jarvis/Gene Audi Ultra 3m27.885s
5. P1 Wurz/Lapierre/Nakajima/Buemi Toyota 3m28.421s
6. P1 Davidson/Buemi/Sarrazin/Nakajima Toyota 3m30.162s
7. P1 Leventis/Watts/Kane Strakka HPD 3m31.651s
8. P1 Ara/Minassian Pescarolo Dome-Judd 3m34.035s
9. P1 Prost/Jani/Heidfeld Rebellion Lola-Toyota 3m34.154s
10. P1 Brabham/Chandhok/Dumbreck JRM HPD 3m34.641s
11. P1 Belicchi/Primat/Bleekemolen Rebellion Lola-Toyota 3m35.395s
12. P1 Moreau/Baguette/Kraihamer OAK Pescarolo-Judd 3m37.843s
13. P1 Collard/Boullion/Hall Pescarolo-Judd 3m39.656s
14. P2 Potolicchio/Dalziel/Kimber-Smith Starworks HPD 3m39.669s
15. P2 Dolan/Hancock/Kurosawa Jota Zytek-Nissan 3m40.167s
16. P2 Firth/Hughes/Hartley Murphy ORECA-Nissan 3m40.578s
17. P2 Nicolet/Lahaye/Pla OAK Morgan-Judd 3m40.727s
18. P2 Panciatici/Ragues/Rusinov Signatech ORECA-Nissan 3m40.734s
19. P2 Briere/Petersen/Nakano Boutsen ORECA-Nissan 3m40.809s
20. P2 Perez-Companc/Ayari/Kaffer Pecom ORECA-Nissan 3m41.008s
21. P2 Ordonez/Brundle/Brundle Greaves Zytek-Nissan 3m41.426s
22. P2 Martin/Charouz/Graves ADR ORECA-Nissan 3m41.660s
23. P2 Tucker/Bouchut/Diaz Level 5 HPD 3m41.825s
24. P2 Beche/Thiriet/Tinseau TDS ORECA-Nissan 3m41.832s
25. P2 Zugel/Gonzalez/Julian Greaves Zytek-Nissan 3m42.371s
26. P2 Heinemeier Hansson/Nicolet/Pla OAK Morgan-Nissan 3m42.439s
27. P2 Sims/Buurman/Iannetta Status Lola-Judd 3m43.554s
28. CDNT Franchitti/Krumm/Motoyama Highcroft Delta Wing Nissan 3m43.576s
29. P2 Mailleux/Lombard/Tresson Signatech ORECA-Nissan 3m43.577s
30. P2 Frey/Hirschi/Meichtry Race Performance ORECA-Judd 3m43.751s
31. P2 Giroix/Johansson/Badey Gulf Lola-Nissan 3m45.829s
32. P2 Holzer/Schultis/Moro/van der Zande Kodewa Lola-Lotus 3m47.061s
33. P2 Haezebrouck/Thirion/Papin Extreme Limite Norma-Judd 3m48.380s
34. P2 Deletraz/Ihara/Quick Gulf Lola-Nissan 3m50.666s
35. GTE P Fernandez/Mucke/Turner Aston Martin 3m57.036s
36. GTE P Makowiecki/Melo/Farnbacher Luxury Ferrari 3m57.478s
37. GTE P Gavin/Milner Corvette 3m57.508s
38. GTE P Fisichella/Bruni/Vilander AF Corse Ferrari 3m57.735s
39. GTE A Neiman/Pilet/Pumpelly Flying Lizard Porsche 3m58.267s
40. GTE P Lieb/Lietz/Henzler Felbermayr-Proton Porsche 3m58.543s
41. GTE A Simonsen/Nygaard/Poulsen Aston Martin 3m58.753s
42. GTE P Bergmeister/Long/Holzer Flying Lizard Porsche 3m58.930s
43. GTE P Bertolini/Beretta/Cioci AF Corse Ferrari 3m59.135s
44. GTE A Belloc/Bourret/Gibon/Lamy Larbre Corvette 3m59.186s
45. GTE P Taylor/Garcia/Magnussen Corvette 3m59.480s
46. GTE P Walker/Cocker/Wills JMW Ferrari 4m00.231s
47. GTE A Armindo/Narac/Pons IMSA Porsche 4m00.800s
48. GTE A Ried/Roda/Ruberti Felbermayr-Proton Porsche 4m00.834s
49. GTE P Pilet/Curtis/Edwards/Estre IMSA Porsche 4m01.721s
50. GTE A Perazzini/Cadei/Griffin AF Corse Ferrari 4m01.985s
51. GTE A Rodrigues/Ferte/Illiano JMB Ferrari 4m02.931s
52. GTE A Ehret/Montecalvo/Jeannette Luxury Ferrari 4m03.215s
53. GTE A Kauffman/Aguas/Vickers AF-Waltrip Ferrari 4m05.952s
54. GTE A Camathias/Daniels/Palttala JWA Porsche 4m05.977s
55. GTE A Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari 4m06.849s
56. GTE A Bourret/Gibon/Belloc Larbre Corvette 4m07.566s

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.