Primeiras Impressões

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015 às 0:19
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Sebastian Vettel em Jerez

Colaboração: Flávio Peres

Bom, a Ferrari também foi a primeira no primeiro dia de testes no ano passado, de maneira que a “tifosi” está rindo à toa, mas é pelo pequeno número de voltas do Alonso com a McLaren Honda… Brincadeirinha! Deu pra perceber que o carro da Ferrari é bem nascido (conquanto a Mercedes ainda esteja um degrau acima de todos, fazendo um número de voltas espantoso já no primeiro dia…). Em verdade, sempre entendi que o grande problema da Ferrari ano passado era o motor pouco potente (desejaram privilegiar a aerodinâmica e fizeram um motor pequenino e mal distribuído em sua unidade de potência – e acabaram não conseguindo nem uma coisa e nem outra). Com a mexida no motor, as coisas voltam às boas. Se não tivessem mexido tanto na equipe, tinha certeza de que a Ferrari ia crescer muito durante o ano. Mas, com um carro bem nascido, acredito mesmo que vá acontecer.

O motor Renault, entretanto, ainda me parece o mais fraco – mas não o desastre do ano passado. Os meninos da Toro Rosso apanharam até neste primeiro dia (a equipe escola sem professor). A Red Bull parece que fez um carro mágico. Houve um momento no treino da manhã, que o Ricciardo fez o – então – segundo tempo, em 1min23seg, acho que na segunda volta de quando havia retornado dos boxes. Imediatamente retirou o pé, fazendo a volta seguinte em 1min32seg. Aí tem! O carro deve ser uma loucura de coeficiente aerodinâmico e deve fazer curva como nenhum outro. O motor é fraco, mas agora que a Renault pode desenvolvê-lo e tem as duas equipes rubrotaurinas para retornar-lhes dados, vão melhorar bastante, de maneira que – acredito – a Red Bull deve alcançar a Mercedes até a metade do ano.

Willians e Sauber deram número razoável de voltas, e, a segunda, já que o carro está aguentando, faz muito bem em forçar um pouco nestes testes (que os outros não estão forçando tanto), para aparecer e buscar mais patrocinadores. Aliás, pelo menos já deu para perceber que a Sauber não é a cadeira elétrica do ano passado, tendo corrigido os erros mais graves, e, muito provavelmente, construindo um carro simples e funcional (daqueles que com bom aporte de dinheiro, podem ser desenvolvidos razoavelmente no ano – com o ano difícil que McLaren e Force Índia parece que terão, com a terrível falta de experiência em automobilismo dos meninos da Toro Rosso – que parece ter um carro e tanto -, com a Lotus em dificuldade semelhante, pode sonhar em vencê-las, caso consiga mais um bom patrocinador (empresas petrolíferas e de bebidas andam patrocinando as equipes, e há algumas que inclusive já estiveram na categoria e perdem terreno para as concorrentes…).

O mais difícil será a Sauber conseguir bater a Toro Rosso, porém, Felipe Nasr pode confirmar que uma formação sólida na pilotagem e sobre carros, ainda é importante e pode traduzir uma possibilidade de conseguir melhor resultados sobre um conjunto melhor, mas mal desenvolvido. Tudo muito cedo para avaliações, eu sei, mas a paixão estava represada este tempo todo, e o domingo foi tão proveitoso (a Caldense-“lona” venceu por 6 x 1 na estreia do Mineiro, e, logo depois, caiu uma bela chuva…).

Flávio Peres
Poços de Caldas – MG

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