Preview GP do Catar de F1 2024 – Autoracing
quarta-feira, 27 de novembro de 2024 às 18:45Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024
Treino Livre 1 10:30 – 11:30 (Bandsports e F1TV)
Classif. curta 14:30 – 15:14 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 30 de Novembro de 2024
Corrida. curta – 11:00 – 12:00 (Band e F1TV)
Classificação – 15:00 – 16:00 (Band e F1TV)
Domingo, 1 de Dezembro de 2024
Corrida – 13:00 (Band e F1TV)
Circuito de Lusail – Catar
O Circuito Internacional de Lusail estreou na Fórmula 1 como um GP normal (sem corrida curta) em 2021 mas com implicações significativas na luta pelo título. Esperava-se que o circuito não voltasse à F1, pois havia planos para construir um novo local para a Fórmula 1 a partir de 2023. Porém, a corrida de 2023 foi espetacular sediará novamente do GP do Catar pela terceira vez.
A curva 1 será a principal zona de ultrapassagem por causa do DRS, mas a pista é de alta velocidade (média da pole ano passado foi de 232.858 kph) e existem outros pontos de ultrapassagem
A corrida de domingo terá 308,611 quilômetros (57 voltas). Os boxes e todo o paddock foram atualizados para 2023 para acomodar a F1 de uma maneira muito melhor do que antes. Algumas zebras fora rebaixadas e uma brita fina foi colocada em algumas áreas de escape para esse ano. Trata-se de uma pista de alta velocidade com 16 curvas, a maioria delas de alta, algumas poucas de média e apenas duas de baixa.
Eficiência aerodinâmica, velocidade em retas e preservação dos pneus são as características mais importantes na pista de Lusail. É esperado uma briga boa entre as quatro principais equipes da Fórmula 1 pelo pódio e principalmente pela vitória, tanto na corrida Sprint como na principal de domingo. O acerto de carro é sempre muito importante em qualquer pista, mas nessa especificamente pode determinar o vencedor.
A gama de pneus é a mais dura, pois as muitas curvas de alta impõem muita intensidade nos mesmos.
Veja os pneus disponíveis
Freada para a Curva 1
Pista do Catar
Tamanho da pista | 5,419 km |
Número de voltas | 57 |
Corrida total | 308,611 km |
Recorde da volta | 1’20.827 (239.622 kph) por Lewis Hamilton, 2021 |
Volta mais rápida | 1’23.196 (232.799 kph kph) por Max Verstappen, 2021 |
Velocidade máxima | 330 kph |
Aceleração plena | 70% |
Consumo de pneu | Médio / Alto |
Consumo de freio | Baixo |
Nível de downforce | 7/10 |
Troca de marchas por volta | |
Consumo por volta | 1,8 kg |
Perda no pit lane | 21 segundos |
Pneus para 2023 | Duro (C1), Médio (C2) e Macio (C3) |
Distância para a Curva 1 | 371 metros |
Zonas de DRS | somente 1 na reta do box |
Melhor tempo no TL1 em 2023 | 1’27.428 – Max Verstappen |
Melhor tempo no TL2 em 2023 | Não houve |
Vencedor Sprint em 2023 | 35’01.297 – Oscar Piastri |
Pole em 2023 | 1’23.778 – Max Verstappen |
Vencedor em 2023 | 1:27’39.168 – Max Verstappen |
Últimos resultados em Lusail
Vitórias | |
2023 | Max Verstappen |
2021 | Lewis Hamilton |
Poles | |
2023 | Oscar Piastri |
2021 | Lewis Hamilton |
VMR | |
2023 | Max Verstappen |
2021 | Max Verstappen |
Previsão do tempo para Lusail
Sexta-feira
Mínima de 18º e máxima de 25º
Aberto, sem possibilidades de chuva
Sábado
Mínima de 18º e máxima de 25º
Aberto, sem possibilidades de chuva
Domingo
Mínima de 18º e máxima de 24º
Aberto, 1% possibilidades de chuva na corrida
Bolsa de apostas em Londres
Paga x para cada $1,00 apostado
Pole onboard de Max Verstappen em 2023
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