Preview GP Azerbaijão de F1 2024 – Autoracing

quarta-feira, 11 de setembro de 2024 às 15:37

Fórmula 1 em Baku

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024
Treino Livre 1  06:30 – 07:30 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2   10:00 – 11:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 14 de Setembro de 2024
Treino Livre 3 05:30 – 06:30 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 09:00 – 10:00 (Band e F1TV)
Domingo, 15 de Setembro de 2024
Corrida – 08:00  (Band e F1TV)

Circuito de Baku – Azerbaijão
Baku é provavelmente a melhor pista de rua da história da F1, o desafio de engenharia para o circuito da linda cidade de Baku é ter velocidade em linha reta e ao mesmo tempo aderência em curvas de baixa. Os níveis de downforce só são mais altos que Monza, mas Baku não possui curvas de alta velocidade para energizar os pneus. Então o problema é tirar todo o downforce possível do carro e mesmo assim garantir que os pneus consigam trabalhar na sua janela de operação. E com os novos carros com efeito solo esse desafio é ainda maior.

A curva mais complicada é a 15. É uma curva tem uma aproximação estreita e em descida e o piloto precisa usar toda a pista disponível na entrada para ser rápido. Mas cuidado: carregue muita velocidade e arrisque-se a bater na barreira externa na saída dela. A freada para a curva 1 também é muito complicada. O carro vem a velocidades de até 330 kph nos mais de 2 quilômetros anteriores, de modo que os freios estão frios na hora em que o piloto precisa muito deles. É fácil travar uma roda nestas condições, perder a tangência e ainda bater no muro.

Como o circuito de Baku é uma pista de rua usada apenas uma vez por ano, os níveis de aderência são ruins no começo (TL1), mas as condições melhoram à medida que a linha de corrida vai sendo formada e a borracha é colocada. Desde 2016, as corridas que tivemos nessa pista de rua até agora foram sensacionais, uma das melhores dos campeonatos nesses anos!

Neste ano, pela primeira vez em muitos anos, temos simplesmente 4 equipes e 8 pilotos com chances de vencer, incluindo Sergio Perez, que venceu em 2023 e é uma de suas melhores pistas

São Paulo - Baku são 18h55min de voo

São Paulo – Baku são 18h55min de voo

Veja os pneus disponíveis:

 

Freada para a curva 1

 

Baku – Circuito de rua

 f1-pista-baku

Tamanho da pista: 6,003 km
Corrida total: 51 voltas (306,049 km)
Aceleração plena: 56%
Velocidade máxima: 330 kph
Consumo de freio: Médio
Nível de downforce: Médio
Recorde da pista (em corrida) 1’43.009 (Charles Leclerc, 2019)
Consumo por volta: 2,1 kg
Zonas de DRS 2, reta do box e após a curva 2
Perda no pit lane: 22 segundos
Pneus para 2023: Duro (C3). Médio (C4) e Macio (C5)
Melhor tempo no TL1 em 2023 1’42.315 – Max Verstappen
Melhor tempo no TL2 em 2023
Pole em 2023 1’40.203 – Charles Leclerc
Vencedor em 2023 1:32’42.436 – Sergio Perez

Últimos resultados no Azerbaijão

Vitórias
2023 Sergio Perez
2022 Max Verstappen
2021 Sergio Perez
2020
2019 Valtteri Bottas
2018 Lewis Hamilton
2017 Daniel Ricciardo
2016 Nico Rosberg
Poles
2023 Charles Leclerc
2022 Charles Leclerc
2021 Charles Leclerc
2020
2019 Valtteri Bottas
2018 Sebastian Vettel
2017 Lewis Hamilton
2016 Nico Rosberg
VMR
2023 George Russell
2022 Sergio Perez
2021 Max Verstappen
2020
2019 Charles Leclerc
2018 Valtteri Bottas
2017 Sebastian Vettel
2016 Nico Rosberg

Previsão do tempo para Baku
Sexta-feira
Mínima de 21º e máxima de 30º
Ensolarado, 4% de possibilidade de chuva
Sábado
Mínima de 19º e máxima de 28º
Parcialmente nublado, 8% possibilidade de chuva
Domingo
Mínima de 17º e máxima de 27º
Ensolarado, 1% possibilidade de chuva na corrida

Bolsa de apostas em Londres –
Paga x para cada 1,00 apostado (GP domingo)

 

Pole onboard de Charles Leclerc em 2022 (2023 foi corrida Sprint)

AS - www.autoracing.com.br

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