Preview GP Azerbaijão de F1 2024 – Autoracing
quarta-feira, 11 de setembro de 2024 às 15:37Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024
Treino Livre 1 06:30 – 07:30 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2 10:00 – 11:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 14 de Setembro de 2024
Treino Livre 3 05:30 – 06:30 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 09:00 – 10:00 (Band e F1TV)
Domingo, 15 de Setembro de 2024
Corrida – 08:00 (Band e F1TV)
Circuito de Baku – Azerbaijão
Baku é provavelmente a melhor pista de rua da história da F1, o desafio de engenharia para o circuito da linda cidade de Baku é ter velocidade em linha reta e ao mesmo tempo aderência em curvas de baixa. Os níveis de downforce só são mais altos que Monza, mas Baku não possui curvas de alta velocidade para energizar os pneus. Então o problema é tirar todo o downforce possível do carro e mesmo assim garantir que os pneus consigam trabalhar na sua janela de operação. E com os novos carros com efeito solo esse desafio é ainda maior.
A curva mais complicada é a 15. É uma curva tem uma aproximação estreita e em descida e o piloto precisa usar toda a pista disponível na entrada para ser rápido. Mas cuidado: carregue muita velocidade e arrisque-se a bater na barreira externa na saída dela. A freada para a curva 1 também é muito complicada. O carro vem a velocidades de até 330 kph nos mais de 2 quilômetros anteriores, de modo que os freios estão frios na hora em que o piloto precisa muito deles. É fácil travar uma roda nestas condições, perder a tangência e ainda bater no muro.
Como o circuito de Baku é uma pista de rua usada apenas uma vez por ano, os níveis de aderência são ruins no começo (TL1), mas as condições melhoram à medida que a linha de corrida vai sendo formada e a borracha é colocada. Desde 2016, as corridas que tivemos nessa pista de rua até agora foram sensacionais, uma das melhores dos campeonatos nesses anos!
Neste ano, pela primeira vez em muitos anos, temos simplesmente 4 equipes e 8 pilotos com chances de vencer, incluindo Sergio Perez, que venceu em 2023 e é uma de suas melhores pistas
Veja os pneus disponíveis:
Freada para a curva 1
Baku – Circuito de rua
Tamanho da pista: | 6,003 km |
Corrida total: | 51 voltas (306,049 km) |
Aceleração plena: | 56% |
Velocidade máxima: | 330 kph |
Consumo de freio: | Médio |
Nível de downforce: | Médio |
Recorde da pista (em corrida) | 1’43.009 (Charles Leclerc, 2019) |
Consumo por volta: | 2,1 kg |
Zonas de DRS | 2, reta do box e após a curva 2 |
Perda no pit lane: | 22 segundos |
Pneus para 2023: | Duro (C3). Médio (C4) e Macio (C5) |
Melhor tempo no TL1 em 2023 | 1’42.315 – Max Verstappen |
Melhor tempo no TL2 em 2023 | |
Pole em 2023 | 1’40.203 – Charles Leclerc |
Vencedor em 2023 | 1:32’42.436 – Sergio Perez |
Últimos resultados no Azerbaijão
Vitórias | |
2023 | Sergio Perez |
2022 | Max Verstappen |
2021 | Sergio Perez |
2020 | – |
2019 | Valtteri Bottas |
2018 | Lewis Hamilton |
2017 | Daniel Ricciardo |
2016 | Nico Rosberg |
Poles | |
2023 | Charles Leclerc |
2022 | Charles Leclerc |
2021 | Charles Leclerc |
2020 | – |
2019 | Valtteri Bottas |
2018 | Sebastian Vettel |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Nico Rosberg |
VMR | |
2023 | George Russell |
2022 | Sergio Perez |
2021 | Max Verstappen |
2020 | – |
2019 | Charles Leclerc |
2018 | Valtteri Bottas |
2017 | Sebastian Vettel |
2016 | Nico Rosberg |
Previsão do tempo para Baku
Sexta-feira
Mínima de 21º e máxima de 30º
Ensolarado, 4% de possibilidade de chuva
Sábado
Mínima de 19º e máxima de 28º
Parcialmente nublado, 8% possibilidade de chuva
Domingo
Mínima de 17º e máxima de 27º
Ensolarado, 1% possibilidade de chuva na corrida
Bolsa de apostas em Londres –
Paga x para cada 1,00 apostado (GP domingo)
Pole onboard de Charles Leclerc em 2022 (2023 foi corrida Sprint)
Horários F1 Azerbaijão, noticias f1, pista Baku, Pneus F1 Azerbaijão, Prévia Azerbaijão F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.