Presidente da FIA sonha com equipes americanas e chinesas
sexta-feira, 4 de agosto de 2023 às 10:41
Mohammed Ben Sulayem
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, revelou seu sonho de ver equipes americanas e chinesas no grid da Fórmula 1 no futuro.
A federação continua avaliando as propostas de interessados em entrar na categoria e deverá divulgar notícias nas próximas “quatro a seis semanas”.
Várias equipes já expressaram publicamente seu interesse em competir na F1, incluindo Andretti-Cadillac, Hitech, LKY SUNZ, Formula Equal e Rodin Carlin.
Ben Sulayem gostaria de ver montadoras das duas maiores economias do mundo na principal categoria do automobilismo.
“Meu sonho é uma equipe de fábrica completa dos Estados Unidos e eu também gostaria de ver uma montadora da China”, disse ele ao motorsport-total.com.
“Todos podem sonhar, mas também é possível. Você tem 1.4 bilhão de pessoas na China e mais de 50% de seus veículos nas ruas, carros elétricos, são chineses. São fatos. É um grande mercado”.
Chefes de equipe como Frederic Vasseur e Toto Wolff já criticaram o foco na nacionalidade.
Wolff alega que novas equipes devem mostrar um elemento “acretivo”, depois que Ben Sulayem pediu “bom senso” em relação à entrada da Andretti-Cadillac.
O regulamento das unidades de potência de 2026, com uma divisão de 50% entre motor de combustão interna e eletrificação, pode ser um elemento atrativo para montadoras desses países.
“Os chinese são sérios quando se trata de carros elétricos e híbridos”, afirmou o presidente da FIA.
“E eu lhe digo: a UP no ano passado foi a coisa certa a fazer. Caso contrário, você realmente acha que a Audi teria entrado? Isso só aconteceu depois que a UP foi aprovada e todas as equipes concordaram”.
“Nós fizemos pelo bem da categoria e isso abriu a porta. Honda e Ford vieram, a Porsche está decidindo. Eu diria que ainda está aquecido com a Porsche e a F1. Tudo ocorreu por uma boa razão”.
china, estados unidos, f1, fia, formula 1, Mohammed ben Sulayem, novas equipes
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.