Presidente da FIA quer mais equipes e menos corridas

terça-feira, 10 de outubro de 2023 às 10:14

Mohammed Ben Sulayem

Se dependesse de Mohammed Ben Sulayem, a Fórmula 1 aceitaria a Andretti-Cadillac e mais uma nova equipe – além de cortar algumas das 24 corridas em calendários futuros.

De acordo com o L’Equipe da França, a conversa do presidente da FIA com alguns jornalistas selecionados em seu escritório no Catar deveria durar apenas 15 minutos.

Mas ela acabou se estendendo por uma hora “e poderia ter continuado por ainda mais tempo se não houvesse uma corrida”.

A razão para o grande interesse em seus comentários? Uma disputa de poder entre a FIA de um lado e as 10 equipes existentes e a Liberty Media, proprietária da F1, do outro.

A federação deu luz verde para a Andretti-Cadillac se juntar ao grid já em 2025, mas existe uma forte oposição da F1 e das 10 equipes.

“Nós não deveríamos dizer não a eles”, insistiu Ben Sulayem. “A FIA deveria estar pedindo e até implorando para montadoras entrarem”.

“Nós estamos autorizados a ter 12 equipes, mas alguns dizem que ficaria lotado demais. Sério? Já temos uma equipe de Hollywood conosco!” disse ele, referindo-se ao futuro filme de Brad Pitt.

“Os circuitos deveriam ter garagens e espaço suficiente para 12 equipes. Eu prefiro pensar que o número de corridas está muito grande em relação à quantidade de equipes”.

“Nós precisamos de mais equipes e menos corridas. As equipes só olham sua parte da torta e eu compreendo suas preocupações, mas as nossas são diferentes”.

Quanto ao provável conflito com a Formula One Management sobre o questão, Ben Sulayem insistiu: “Nunca foi minha intenção constranger ninguém, seja a Liberty Media ou a FOM. Estou aqui pelo espírito do esporte”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.