Presidente da FIA inicia processo para entrada de novas equipes na F1

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023 às 17:56

Mohammed Ben Sulayem

A FIA está pronta para iniciar um processo para novas equipes entrarem no campeonato mundial de Fórmula 1, disse o presidente Mohammed Ben Sulayem na segunda-feira.

A mudança pode abrir as portas para o projeto Andretti Global F1 do americano Michael Andretti, que até agora encontrou pouco incentivo da maioria das equipes existentes e da administração da Fórmula 1.

O bilionário Calvin Lo, de Hong Kong, também falou em entrar em uma equipe.

“Pedi à minha equipe @FIA para lançar um processo de Expressões de Interesse para novas equipes em potencial para o Campeonato Mundial FIA @F1”, disse o chefe da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Ben Sulayem, no Twitter.

Mercado Americano

A Haas, de propriedade do norte-americano Gene Haas, é a equipe de Fórmula 1 completamente nova mais recente a entrar, estreando em 2016, quando o esporte tinha 11 equipes até o fim da Manor Racing antes do início da temporada de 2017.

A Manor foi uma das três marcas roupas, todas extintas, que entraram em 2010.

O presidente-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, disse em setembro passado que o esporte, que pode ter um recorde de 24 corridas este ano e está crescendo em popularidade global, não precisava de mais de 10 equipes.

A McLaren e a Alpine apoiaram os planos de Andretti, mas as outras equipes questionaram o benefício comercial de um novo concorrente.

A versão atual do ‘Acordo de Concordia’ entre equipes, FIA e Fórmula 1 estipula que as 10 equipes dividem sua parte nas receitas do esporte e qualquer novo participante diluiria o pote.

Por esse motivo, qualquer novo participante deve pagar uma taxa de USD 200 milhões para entrar, com o dinheiro compartilhado pelas equipes existentes como compensação.

Ter uma nova equipe cujo o proprietário é dos EUA em um esporte que terá três rodadas nos Estados Unidos este ano, incluindo uma corrida noturna em Las Vegas, pode atrair a Liberty Media, proprietária do esporte.

Andretti, filho do campeão mundial de 1978 Mario, já está envolvido na IndyCar, Fórmula E e Extreme E e tem forte reconhecimento de marca.

A Fórmula 1 terá uma nova unidade de potência a partir de 2026, quando a Audi transformará a Sauber, com sede na Suíça, em sua equipe de fábrica.

A Porsche é outra marca muito forte que ainda está negociando – principalmente com a Williams – para entrar na F1, depois da tentativa fracassada de tentar uma parceria com a Red Bull.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.