Presidente da FIA defende medidas para conter palavrões

sábado, 8 de fevereiro de 2025 às 9:45

Mohammed Ben Sulayem

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, defendeu medidas controversas introduzidas para conter a prevalência de palavrões por parte dos pilotos de F1.

As novas diretrizes de punições dos comissários, que também se aplicam aos que competem em outros campeonatos supervisionados pelo órgão regulador, permitem punições severas para indiscrições, como xingar e falar contra a FIA.

Recentemente adicionado como um apêndice ao código esportivo internacional da FIA (ISC), os pilotos podem enfrentar multas pesadas e até mesmo suspensões e deduções de pontos no campeonato por reincidência.

É um movimento que causou amplo debate em todo o mundo do automobilismo. Um refrão comum é que as emoções fazem parte das corridas e no calor do momento é irrealista – ou talvez injusto – esperar que os pilotos sejam capazes de controlar as suas reações.

Além disso, muitas pessoas desconfiam do que consideram ser uma versão excessivamente higienizada do esporte se os pilotos forem amordaçados dessa maneira. É uma opinião na qual Ben Sulayem não dá qualquer crédito, argumentando que os pilotos de F1 têm uma “responsabilidade” e devem aderir e respeitar as novas regras.

“Quando eu próprio pilotava ralis, havia uma certa disciplina, algo que é muito importante para todos no desporto”, disse ele em um summit em Madrid, citado pela publicação holandesa De Telegraaf. “Os pilotos são embaixadores do esporte”.

“Afinal, não queremos que os pais das crianças tenham a imagem de que somos um esporte ‘sujo’ ao qual eles não querem pertencer”, continuou o presidente da FIA.

“Em cada pista você tem que lidar com coisas que são permitidas ou não. Os pilotos de Fórmula 1 ganham milhões e não são crianças, mas adultos”, explicou.

“No seu trabalho, eles têm uma responsabilidade para com a FIA e para com o público. Eles deveriam respeitar as regras de um esporte que tanto lhes deu”, concluiu Ben Sulayem.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.