Presidente da Ferrari usa primeiro título de Verstappen para exigir clareza da FIA

quarta-feira, 22 de novembro de 2023 às 14:22

John Elkann

A Ferrari disse que a Fórmula 1 precisa ser mais rigorosa e consistente com algumas de suas regras, apontando para o polêmico primeiro título de Max Verstappen em 2021.

O presidente da Ferrari, John Elkann, afirmou que a FIA tem que fornecer “mais clareza” sobre certas regras da Fórmula 1.

O ítalo americano apontou questões como o primeiro título de F1 de Max Verstappen em 2021, que foi conquistado em meio a uma polêmica relargada do safety car.

O Controle de Corrida permitiu que apenas os carros entre o líder da corrida Lewis Hamilton e o segundo colocado Verstappen descontassem uma volta, colocando Verstappen com pneus novos exatamente atrás de Hamilton com pneus de 40 voltas e o ultrapassando na última volta para garantir seu primeiro título.

O tema foi rotulado como uma das maiores controvérsias da história moderna da F1, com Elkann destacando que tais situações não podem se repetir.

“Por um lado, há muitas mudanças na forma como acontece a evolução das tecnologias, a importância de ser neutro em carbono”, disse Elkann à BBC Sport. “Dentro disso, ser capaz de definir com clareza as regras e aplicações é muito importante.”

“Você não quer que coisas aconteçam como o campeonato de 2021, como aquilo acabou. Você não quer que haja situações como no último domingo em Las Vegas, onde você é punido em 10 posições sem nenhuma culpa sua, (referindo-se à punição de Carlos Sainz que teve seu carro destruído por baixo pela soltura de uma tampa de bueiro].

“Portanto, do ponto de vista regulatório em termos de regras e aplicações e também do que vimos com os limites orçamentários (quebrado pela Red Bull em 2021), essas são áreas onde precisamos de ter mais clareza”.

Elkann elogiou a Red Bull por seu desempenho este ano, mas deu a entender que algo está errado se outras equipes não conseguirem alcançá-la.

“Se eles dominam, significa que são realmente bons e isso é positivo porque o esporte aspira realmente se esforçar para obter o melhor e é isso que prosperamos e aspiramos”, disse ele.

“Mas se não há ninguém capaz de recuperar o atraso, isso não é nada bom.”

“Muitas coisas diferentes poderiam sair da corrida final em Abu Dhabi e isso é bom, é divertido. Quanto mais parelho for, sem dúvida melhor será”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.