Prêmio Internacional Motor do Ano: Motor Audi 2.0 TFSI vence em sua categoria

Motor Audi 2.0 TFSI

O motor 2.0 TFSI da Audi ganhou o Prêmio Internacional Motor do Ano na categoria de motores entre 150 e 250 cavalos. Uma comissão internacional composta por 70 jornalistas especializados no setor automotivo votou no motor à gasolina de quatro cilindros em sua categoria. A cerimônia de premiação ocorreu no centro de exposições “Messe Stuttgart”. 

De acordo om o júri, o motor de quatro cilindros é “um dos mais flexíveis e versáteis já produzido – resumindo, ele pode tudo”. Hans-Joachim Rothenpieler, membro do conselho de administração para desenvolvimento técnico da Audi AG, explicou a sua força: “Estamos muito satisfeitos de receber este prêmio, porque reconhece a versatilidade do 2.0 TFSI. Nós o usamos não só como motor à gasolina, mas também como híbrido plug-in e para operações com gás natural ou Audi e-gas”. 

Rothenpieler está particularmente orgulhoso do sucesso recorde da tecnologia TFSI. O líder da Audi TechnicalDevelopment relembra: “Introduzimos o primeiro TFSI no mercado em 2004. Desde então, alcançamos a vitória na categoria correspondente todos os anos”. Entre 2005 e 2009, a Audi ganhou na categoria de 2 litros com o 2.0 TFSI e entre 2010 e 2018, a marca chegou ao topo com o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros. Após a mudança de categorias de cilindros para cavalos em 2019, o motor de quatro cilindros e dois litros está de volta ao pódio. 

TFSI é a abreviação de injeção direta turbo. A Audi foi a primeira montadora no mundo a produzir esta tecnologia em larga escala a partir de 2004. A marca começou a diminuir o tamanho do motor (downsizing) com o primeiro 2.0 TFSI no A3 Sportback. Uma nova geração do propulsor chegou em 2007 e foi desenhada para os mercados globais. Saiu da linha de produção húngara, em Györ, em Dalian, na China, e de outros locais. 

O “motor do mundo” é adequado para instalações longitudinais em modelos maiores da Audi, bem como para instalações horizontais, incluindo em outras marcas do Grupo. Ao longo dos anos, novas soluções foram incorporadas ao seu pacote tecnológico diversas vezes. Na versão mais recente, o motor de quatro cilindros oferece uma tecnologia especial de eficiência Audi: o que é conhecido como processo de combustão ciclo-B, desenhado especialmente para a carga parcial, é o modo de operação predominante. Com um estilo de condução moderado, o motor 2.0 TFSI alcança a eficiência de um motor de poucos cilindros, enquanto oferece a dinâmica de um motor grande em condução esportiva. 

O 2.0 TFSI está presente em diversos modelos Audi. No Brasil, parte da gama de veículos possuem a motorização vencedora, dentre eles estão versões de A3, A4, A5, A6, Q3, Q5 e TT.

EB - www.autoracing.com.br

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