Posição de Alonso é pior do que parece

terça-feira, 7 de outubro de 2014 às 14:04
Ron Dennis com Martin Brundle

Ron Dennis com Martin Brundle

Por: Adauto Silva

A McLaren e a Honda querem assinar com Fernando Alonso, mas não aceitam fazer um contrato de apenas um ano, como quer o espanhol.

O plano de Fernando Alonso é ir para a Mercedes e até este momento o espanhol não assinou com nenhuma equipe. Alonso tem algumas “janelas” para assinar com a Mercedes, mas todas elas dependem de fatores incontroláveis por ele.

A primeira delas seria Lewis Hamilton ter problemas no carrro na(s) próxima(s) corrida(s) não vencer o campeonato deste ano por causa disso e então se desentender com a equipe. Seria a oportunidade para Ron Dennis convencê-lo a voltar para a McLaren. O próprio Dennis disse isso numa entrevista exclusiva para Martin Brundle neste final de semana em Suzuka.

A outra janela de Alonso seria no final de 2015, quando acaba o contrato de Hamilton com a Mercedes, já que o inglês e a equipe alemã ainda não chegaram num acordo para renovação. Seria mais fácil a McLaren convencer Hamilton a voltar se ao final de 2015 se ele já tivesse dois ou três títulos mundiais no bolso. Mas nessa hipótese Alonso ficaria sem equipe para correr a temporada de 2015, ou teria que encontrar uma ponte.

Finalmente, a hipótese da F1 alinhar em 2015 com oito equipes e três carros cada uma ainda não está descartada, apesar de ficar cada dia que passa mais difícil, devido ao pouco tempo que as equipes teriam para aumentar a estrutura para o ano que vem. Para 2016 seria muito mais provável.

Por outro lado a McLaren quer assinar com o melhor piloto disponível e Ron Dennis também disse isso a Martin Brundle. Neste momento o melhor teoricamente disponível é sem dúvida Fernando Alonso.

Sebastian Vettel, o único piloto deles todos que já confirmou sua saída de sua equipe atual, a Red Bull, na verdade não está disponível, pois já assinou com a Ferrari.

O problema é que Alonso quer um contrato de apenas um ano, seria o tal contrato “ponte” para ir para a Mercedes em 2016. Mas nem McLaren e nem Honda querem se sujeitar a isso, pois além de parecer coisa de “equipe pequena”, mostraria desespero e falta de confiança no próprio taco.

A ideia da McLaren e da Honda é assinar com um piloto top por três anos, no mínimo dois. Se não conseguirem esse objetivo, eles ficam com seus pilotos atuais para 2015.

Portanto, para Alonso assinar com a McLaren, ele teria que ficar no mínimo dois anos lá se sujeitando às regras de Ron Dennis. E assim como a Ferrari não podia dar garantias de um carro vencedor para Alonso para 2015, a McLaren também não pode, por mais que eles estejam esperançosos.

Portanto, a posição de Alonso não é tão forte como ele quer que pareça. Tenho informações de que ele foi demitido por Marco Mattiacci na quarta-feira após a corrida de Cingapura. Alonso foi surpreendido porque subestimou o poder do mundo corporativo da nova administração da Ferrari.

O espanhol havia feito exigências consideradas inaceitáveis pela Ferrari, mas ainda achava que tinha cartas na manga, já que não existia um piloto de ponta para substituí-lo em Maranello. Uma vez que Vettel aceitou trocar a Red Bull por Maranello, a Ferrari considerou que tinha seu problema resolvido e demitiu Alonso.

Agora, sendo realista, restam duas opções para Alonso: Apostar que a McLaren voltará a ser competitiva rapidamente e voltar para ficar no mínimo dois anos – sob regras que ele não queria na Ferrari -, ou tirar um ano sabático em 2015 para ver como as peças se encaixam nesse período.

Adauto Silva

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