Porsche: Temporada termina com título inédito de Enzo Elias

domingo, 13 de novembro de 2022 às 14:50

Porsche Cup 2022

Depois de seis etapas terminou a temporada 2022 do campeonato Sprint da Porsche Carrera Cup Brasil. Neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de novembro, a prova festiva do maior campeonato monomarca coroou como campeão o piloto brasiliense Enzo Elias. O piloto mais jovem do grid da Porsche terminou a prova de sábado, após largar na pole, com uma vitória e a prova deste domingo com um terceiro lugar, após largar da segunda colocação. A vitória deste domingo ficou com Miguel Paludo, que largou na pole e liderou a prova inteira, com Marçal Müller na segunda posição.

Elias começou a colocar a mão na taça ainda no sábado, quando venceu a prova e tinha a missão de apenas não ser desclassificado na corrida deste domingo. O piloto se envolveu em duas situações que poderiam ter colocado em xeque essa situação e que daria esperança para o gaúcho Marçal Müller, que terminando na segunda colocação e com uma desclassificação de Elias, herdaria o título.

O piloto do carro #73 se envolveu em duas situações, ambas justamente em pontos em que os freios são decisivos no circuito. A primeira quando disputava a segunda colocação com Werner Neugebauer e na disputa Neugebauer levou a pior e rodou na primeira perna do S. Elias avançou e instantes depois teve um toque com Renan Pizii no Laranjinha. Nada disso foi suficiente para tirar a taça do brasiliense.

Fala, piloto!
“Foi uma final bem complicada. Tentei me proteger o máximo possível. Mesmo com todos os contratempos que enfrentei na prova, eu ainda tinha ritmo para buscar os pilotos que estavam à minha frente, o que era impressionante. Termino a temporada com cinco vitórias e o tetracampeonato na categoria. Muito obrigado a todos que fazem parte dessa história. Estou muito feliz. Foi um ano incrível”
(Enzo Elias, piloto da Carrera Cup, #73)

Comparativo de frenagem entre o Porsche GT3 992 e o carro da Fórmula 1:

PORSCHE GT3 992
Frenagem no S do Senna

Velocidade máxima antes da frenagem: 252,25 km/h

Distância percorrida em frenagem: 191 metros

Tempo de frenagem: 4,2 segundos

Pressão aplicada no pedal do freio: 188,27 kg/cm²

Velocidade mínima ao final da frenagem: 82,05 km/h

Desaceleração: 2,16 G (longitudinal)

FÓRMULA 1
Frenagem no S do Senna

Velocidade máxima antes da frenagem: aprox. 330 km/h

Distância percorrida em frenagem: 140 metros

Tempo de frenagem: 2,4 segundos

Pressão aplicada no pedal do freio: 174 kg/cm²)

Velocidade mínima ao final da frenagem: 124 km/h

Desaceleração: 5,8 G (longitudinal)


6ª Etapa Sprint – Porsche Carrera Cup Brasil – Interlagos
Final Sprint
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.