Porsche poderia ter sido forçada a entrar na Formula 1

quarta-feira, 12 de março de 2014 às 10:58

Porsche 919 LMP1

A Porsche “não teria outra alternativa” a não ser entrar na Fórmula 1 se sua companhia mãe a impedisse de enfrentar a Audi em Le Mans, foi revelado.

Wolfgang Hatz, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Porsche, admitiu à revista Autosport desta semana que a Fórmula 1 e um retorno ao grid dos protótipos na LMP1 eram as únicas opções quando ela estava analisando como voltar ao que ele descreve como “automobilismo de ponta” pela primeira vez desde os anos 90.

Matthias Muller, novo presidente da Porsche, e outros membros importantes da companhia falaram abertamente sobre um retorno à Fórmula 1 em 2010, no momento em que ela estava no processo de decisão.

Hatz explicou que teria sido necessário competir na Fórmula 1 se o Grupo Volkswagen, que comprou a Porsche em 2009, tivesse bloqueado sua primeira tentativa de vencer as 24 Horas de Le Mans desde seu 16º triunfo em 1998.

“Só havia duas opções – Fórmula 1 ou LMP”, disse ele. “Mas Le Mans é nossa segunda casa. O que poderia ter influenciado era se alguém do grupo tivesse dito ‘sim, mas a Audi está lá e vocês não podem competir com a Audi’. Se alguém do gerenciamento tivesse dito que não era possível, a Fórmula 1 teria sido nossa única alternativa”.

A Porsche está comprometida a correr com seu novo 919 Hybrid no Campeonato Mundial de Endurance, um programa anunciado em junho de 2011, nas próximas três temporadas. Hatz disse que a decisão a respeito de seu futuro no automobilismo depois disso provavelmente será tomada em algum momento do próximo ano.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.