Porsche lança novo 911 Targa 4S 18/07/06

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 23:28
Porsche Targa

A partir de novembro de 2006, a Dr. Ing. h.c. Porsche AG passará a oferecer o Porsche 911 Targa da geração “997”. Pela primeira vez, o Targa estará disponível exclusivamente com tração permanente nas quatro rodas. Isso significa que a carroceria seguirá as dimensões dos 911 Carrera 4 e 4S, tendo a traseira 44 milímetros mais larga que nas versões com tração traseira.

Como acontecia no 911 Targa da geração “996”, as características mais marcantes desta versão são o teto de vidro e a janela traseira basculante. A versão Targa 4S, com motor de 3,8 litros e 355 cv, vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge 288 km/h. Graças ao sistema de controle de válvulas VarioCam Plus, o torque é 40,7 kgfm a 4.600 rpm. O câmbio é manual de seis marchas, com curso rápido e preciso. Opcionalmente, o novo Targa pode receber câmbio Tiptronic S de cinco marchas, que permite condução esportiva e mudanças rápidas por meio das teclas instaladas nos raios do volante.

A tração integral é feita por embreagem multi-discos viscosa. Dependendo das condições de dirigibilidade, ela aplica entre 5 e 40% da tração às rodas dianteiras a todo momento. O sistema assegura uma bem balanceada distribuição de potência nas curvas e melhora a tração mesmo em pistas molhadas ou com superfície escorregadia.

O teto de vidro, característica mais visível do Targa 4S, combina harmoniosamente com as linhas do carro e lhe dá uma personalidade própria. Um friso de acabamento em alumínio anodizado polido acompanha todo o comprimento da moldura do teto de vidro, enfatizando a elegância do carro.

Porsche Targa

O teto de vidro não é apenas um apelo visual: ele proporciona maior claridade e aeração ao interior do Targa. O teto pode ser aberto em apenas 7 segundos, não importando a velocidade do carro, por meio de dois motores elétricos. A área máxima de abertura é de 45 centímetros quadrados. O teto, feito em duas camadas de vidro com uma coloração especial, é 1,9 kg mais leve que o teto usado nos 911 Targa da geração “996”. Ruídos provocados pelo vento são mantidos em níveis baixos graças a um novo sistema de vedação. Um defletor minimiza turbulências dentro do carro, permitindo que o teto fique aberto mesmo em baixas temperaturas. A proteção contra incidência excessiva de luz solar é proporcionada por uma persiana semi-translúcida negra. O teto de vidro e a persiana são operados por um comando giratório no console central, próximo à alavanca do freio de mão.

A tampa traseira, apoiada em amortecedores a gás, facilita o acesso ao porta-malas. Este tem 230 litros de capacidade (quando os bancos traseiros estão escamoteados). A tampa pode ser destravada por um comando localizado junto à soleira da porta ou pelo controle remoto na chave. O fechamento é facilitado por um sistema elétrico.

Além do Targa 4S, a Porsche lançará simultaneamente a versão Targa 4. Ela tem as mesmas características de estilo da versão mais potente mas o motor é de 3,6 litros com 325 cv, que permite velocidade máxima de 280 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e torque máximo de 37,7 kgfm a 4.250 rpm. Ao contrário do Targa 4S, que estará disponível para pronta entrega, o Targa 4 será vendido no Brasil somente mediante encomenda.

SV

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