Porsche está a beira de entrar na Fórmula 1 com outra equipe

segunda-feira, 24 de outubro de 2022 às 13:40

Porsche

Um relato do jornal The Mirror afirmou que um acordo está quase concluído, o que levaria a gigante de fabricação alemã de carros esportivos Porsche a entrar na F1 a partir de 2026, apesar do colapso de seus planos com a Red Bull.

Aparentemente, a Porsche está perto de fechar um acordo com a Williams para comprar uma participação de 50% na histórica equipe de Fórmula 1.

A montadora alemã não escondeu seu desejo de entrar no mundo da F1. Por muito tempo, parecia que isso aconteceria por meio de conversas com a Red Bull, que chegaram a um estágio bastante avançado, mas colapsou no final.

Em setembro, a Porsche divulgou um comunicado confirmando que havia desistido do acordo – mas a montadora também fez questão de acrescentar que ainda estaria buscando outras opções para entrar na F1.

E parece que eles podem ter encontrado uma equipe viável com muita história, mas que está no fim do grid atualmente. Ao contrário da Red Bull, a Williams teve pouco sucesso nas pistas nos últimos anos – mas a marca continua sendo uma das mais icônicas do esporte, o que pode torná-la um investimento desejável.

De acordo com o ex-repórter da F1 Jack Plooij, falando ao vivo para a emissora holandesa Ziggo Sport, a Porsche parece concordar. “A Porsche está conversando com a Williams. 50% proprietária e fornecedora de motores a partir de 2026. Negócio quase fechado”, afirmou.

Se esse acordo for fechado, provavelmente significaria que duas novas marcas do Grupo Volkswagen entrariam na F1 a partir de 2026.

A Williams é de propriedade da empresa de investimentos americana Dorilton Capital, que comprou a equipe em agosto de 2020. Esse acordo significou que a equipe não era mais de propriedade da família Williams pela primeira vez desde que foi fundada pelo lendário Frank Williams em 1977.

Suas tentativas de reverter seus insucessos na pista ainda não deram frutos – a equipe de Oxfordshire está no fundo do poço na classificação de 2022 com apenas oito pontos em 19 corridas até agora em 2022. Alex Albon tem sido impressionante, mas incapaz de obter resultados regularmente fortes de um carro nada competitivo, enquanto Nicholas Latifi marcou pontos em apenas uma corrida.

Um acordo com a Porsche os faria encerrar sua parceria com a Mercedes como cliente de unidade de potência. Ao fornecer seus próprios motores por meio de uma parceria com a montadora alemã, eles podem esperar que isso os ajude a voltar para a frente do grid no futuro.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.