Porsche e Red Bull muito perto de fechar parceria

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022 às 11:05

Porsche

Porsche e Red Bull estão em um estágio avançado nas negociações sobre uma parceria na Fórmula 1 que pode ser finalizada já em março.

O Grupo Volkswagen vem analisando uma potencial entrada na F1 quando a próxima geração de unidades de potência for introduzida em 2026, com os dirigentes das marcas Porsche e Audi tendo um papel importante nas reuniões decisivas.

A Porsche vem sendo ligada à Red Bull desde a saída da Honda, ex-parceria de motores da equipe, e da formação da nova divisão Red Bull Powertrains em Milton Keynes.

Fontes indicaram ao motorsport-total.com que as conversas entre Red Bull e Porsche agora estão tão avançadas que um acordo só precisa da aprovação dos órgãos supervisores dentro do Grupo VW.

Isso pode acontecer já em março, desde que não haja obstáculos de última hora, e assegurar o retorno da Porsche ao grid da F1 como fornecedora de unidades de potência.

Acredita-se que Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, e seu compatriota Fritz Enzinger, chefe de competição do Grupo VW, têm sido determinantes na elaboração da parceria.

Figuras da Red Bull e Porsche estão se mantendo em silêncio no que diz respeito às negociações. Marko disse à emissora Servus TV no ano passado que havia “conversado com muitas companhias no passado”.

Ao ser questionado sobre os rumores de negociações entre Porsche e Red Bull, ele respondeu: “Nós continuamos conversando, mas nada está acertado”.

Oliver Blume, CEO da Porsche que esteve presente nas reuniões de motores, está animado com a mudança da F1 para combustíveis sintéticos, enquanto Thomas Laudenbach, chefe de competição da Porsche, disse em novembro que as condições para uma potencial entrada estavam “se concretizando”.

Marko revelou no mês passado que a Honda estenderia seu fornecimento direto à Red Bull até o fim de 2025, garantindo as concessões para a Red Bull Powertrains ou qualquer possível parceira quando as novas UPs forem introduzidas.

Também acredita-se que a formação da divisão de motores própria da Red Bull em Milton Keynes é atrativa para a Porsche e proporciona flexibilidade em termos de onde o desenvolvimento das UPs é feito, com partes de um potencial programa de F1 devendo ser operadas em Weissach, Alemanha.

A Porsche esteve perto de aprovar uma entrada na F1 em 2017, mas a extensão do regulamento das UPs da F1 atrapalhou esses planos. Seu programa de LMP1 foi encerrado em 2017 em favor de uma entrada na Fórmula E, mas ela retornará à categoria principal dos protótipos de Le Mans no próximo ano com seu programa LMDh.

A F1 vem trabalhando duro nas UPs de 2026 em suas reuniões a fim de tornar o regulamento atrativo para o Grupo VW, focando o uso de e-combustíveis e removendo o MGU-H, o que foi acertado no final do ano passado.

O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA confirmou em dezembro que o MGU-H seria abandonado, mas o atual motor V6 de 1.6 litro mantido, combinado a um aumento da potência elétrica e à introdução de um teto orçamentário para o desenvolvimento das UPs.

Independente das conversas da Porsche, a Audi tem sido ligada a uma parceria com a McLaren, atualmente impulsionada pela Mercedes.

Em novembro, a McLaren divulgou uma declaração negando que havia sido comprada pela Audi, mas ela teve conversas exploratórias com a marca alemã e disse em janeiro que ficaria feliz em aguardar uma decisão do Grupo VW antes de avaliar uma possível parceria.

LS - www.autoracing.com.br

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