Porsche Cup – Rosset vence a primeira corrida em Estoril

sábado, 26 de março de 2011 às 20:21

gt3cup-rrosset11-350Ricardo Rosset e Constantino Júnior foram os protagonistas da prova de abertura do Porsche Cup em Estoril, Portugal. O campeão de 2010 largou na pole position e venceu de ponta a ponta a primeira corrida com os novos Porsche 911 GT3 Cup com motor de 3,8 litros e 450 cv de potência. Uma vitória que parecia tranqüila durante toda a prova, mas teve momentos de tensão nas voltas finais.

“Nas últimas voltas, um piloto atrasado demorou um pouco para me dar passagem. Isso me fez perder um pouco de tempo e permitiu a aproximação do Constantino”, contou Rosset. “Logo em seguida, peguei líquido vazado do radiador de algum carro e tive que dar uma saída do traçado para evitar uma rodada. E, na volta final, entrei na reta e dei de cara com outro carro entrando lento no box. Mas consegui vencer e isso é que importa.”

Como se esperava, a estreia dos novos carros permitiu que vários pilotos se destacassem. Clemente Lunardi terminou em terceiro lugar após uma corrida agressiva no começo e conservadora nas voltas finais, em que andou isolado no terceiro lugar. Marcel Visconde, Roberto Posses e Maurizio Billi completaram os seis primeiros colocados, a pequena distância um do outro. Outros dois pilotos, Tom Valle e Marcelo Franco, lutaram pelos seis primeiros lugares mas tiveram que abandonar depois de uma colisão que provocou vazamento de líquido do radiador. Foi esse líquido que provocou a derrapagem de Rosset nas voltas finais. Ricardo Baptista, terceiro colocado no grid, também poderia terminar entre os seis primeiros, mas abandonou com problemas no câmbio.

Neste ano, o regulamento do Porsche Cup determina que o grid de largada para a segunda corrida do dia seja definido pelo resultado da primeira, com inversão dos oito primeiros colocados. Com isso, Charles Reed conquistou o direito de largar na pole position na terceira prova do dia, disputada conjuntamente pelas categorias Cup e Challenge.

Resultado final da prova do Porsche Cup em Estoril:

1) 1-Ricardo Rosset, 16 voltas em 28:23.069, média de 141,4 km/h
2) 00-Constantino Júnior, a 1.416
3) 7-Clemente Lunardi, a 25.578
4) 55-Marcel Visconde, a 38.260
5) 52-Roberto Posses, a 40.099
6) 34-Maurizio Billi, a 40.924
7) 9-Guilherme Figueirôa, a 1:15.306
8) 36-Charles Reed, a 1:20.706
9) 63-Sérgio Ribas, a 1:23.216
10) 10-Adalberto Baptista, a 1:27.455
11) 3-Eduardo de Souza Ramos, a 1:30.328
12) 16-Ésio Vichiese, a 1:42.807
13) 97-Marcos Barros, a 1:45.062
14) 15-Henry Visconde, a 1:50.589
15) 99-Tom Valle, a 1 volta (acidente)
16) 18-Danilo Fernandez, a 1 volta
17) 89-Daniel Paludo, a 1 volta
18) 70-Marcelo Franco, a 2 voltas (saída de pista)
19) 11-Omilton Visconde Jr., a 2 voltas
20) 27-Ricardo Baptista, a 9 voltas (câmbio)
Volta mais rápida: Ricardo Rosset, 1:45.357, 142,9 km/h

Porsche Challenge: Farah duela com Sylvio e vence corrida emocionante em Estoril

A prova de abertura do Porsche Challenge atendeu plenamente às expectativas de quem apostou em uma corrida repleta de disputas. Gilberto Farah conseguiu sua primeira vitória depois de um duelo emocionante com Sylvio de Barros, segundo colocado. Eles trocaram quatro vezes de posição nas últimas cinco voltas e eletrizaram o público que compareceu ao autódromo de Estoril, em Portugal, para assistir ao primeiro evento do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil na Europa.

No momento da largada, a pista estava molhada pela chuva das primeiras horas da manhã. O sol já brilhava e ficava claro que a pista secaria durante a corrida. Ficou decidido que os pilotos largariam com pneus slick e que a largada seria dada com safety car. Com isso, as posições do grid, com Farah na pole position, foram mantidas na primeira volta. Na segunda, a bandeira verde foi mostrada e Fernando Barci mostrou sua rápida adaptação às condições da pista: em quatro curvas, saiu do terceiro para o primeiro lugar. Alegria curta: na quinta volta, Barci começou a ter problemas com o engate das marchas e perdeu velocidade momentaneamente. Ele ainda se manteve entre os primeiros colocados durante algum tempo, mas fez as últimas voltas da corrida em terceira marcha e terminou em 19º lugar.

Farah reassumiu a liderança com Sylvio em segundo lugar e Rodolfo Ometto Rolim em terceiro. Os dois primeiros colocados iniciaram então a luta pela vitória. Farah errou na saída da curva Senna (a última antes da bandeirada) no complemento da décima volta e permitiu que Sylvio passasse pela primeira vez a liderar. Os dois ainda trocaram de posição mais duas vezes antes que Farah assumisse a liderança em definitivo a três voltas do final.

“Que delícia!”, resumiu Farah depois da prova. “Foi uma corrida sensacional! O Barci veio muito rápido na largada, me passou e abriu. De repente, o carro dele perdeu rendimento e voltei a ser o primeiro colocado. Foi quando vi o Sylvio atrás de mim. Cometi um erro e o Sylvio me ultrapassou, mas consegui recuperar a liderança.”

Sylvio também ficou satisfeito com o resultado. “Foi incrível. Uma disputa muito legal e uma pista fantástica, tudo isso em um carro novo e que ainda não era totalmente conhecido de nós”, comemorou. Também contente estava Rodolfo, terceiro colocado: “Perdi um pouco de aderência no carro e me concentrei para não errar. Também gostei muito da pista, é um espetáculo”.

Também tiveram atuações destacadas os pilotos Gui Affonso, Eduardo Azevedo e Edu Guedes, que completaram os seis primeiros colocados com direito a pódio, e Christiano Freire, sexto colocado até a penúltima volta. O nível técnico da corrida foi dos melhores: todos os 24 pilotos que largaram completaram a corrida. Entre eles estava o português Paulo Moreno. Ele se atrasou ao fazer uma parada não programada nos boxes, mas cumpriu seu objetivo de terminar a corrida.

Resultado final da prova do Porsche Challenge em Estoril:

1º) 081-Gilberto Farah, 15 voltas em 28:24.401, média de 132,5 km/h
2º) 005-Sylvio de Barros, a 0.777
3º) 008-Rodolfo Ometto Rolim, a 12.056
4º) 004-Gui Affonso, a 12.929
5º) 088-Eduardo Azevedo, a 13.807
6º) 009-Edu Guedes, a 21.571
7º) 011-Christiano Freire, a 21.985
8º) 017-Marcelo Stallone, a 23.345
9º) 027-Amilcar Collares, a 24.189
10º) 069-Sérgio Maggi, a 24.391
11º) 003-Paco Salcedo, a 26.612
12º) 021-Armando Marracini, a 28.304
13º) 041-André Lara, a 29.071
14º) 018-Carlos Ambrósio, a 37.856
15º) 010-Carlos Silveira, a 38.334
16º) 099-Alan Turres, a 49.768
17º) 007-Tommy Soubihe, a 1:02.693
18º) 063-Benny Lago, a 1:03.068
19º) 046-Fernando Barci, a 1:03.920
20º) 077-Daniel Schneider, a 1:04.327
21º) 033-Flávio Rietmann, a 1:15.706
22º) 057-Jorge Borelli, a 1:22.178
23º) 054-Bernardo Parnes, a 1 volta
24º) 026-Paulo Moreno, a 2 voltas
Volta mais rápida: Sylvio de Barros, 1:49.453, média de 137,5 km/h

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.