Porsche Cup – Nas “Três Voltas de Interlagos”, Fábio Viscardi chega à primeira vitória

sábado, 15 de setembro de 2012 às 14:14
Fábio Viscardi

Fábio Viscardi

Numa corrida marcada por um acidente entre sete carros, com apenas três voltas completas com bandeira verde e três carros disputando intensamente o primeiro lugar, o paulista Fábio Viscardi alcançou neste sábado sua primeira vitória no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Estreante na categoria, Viscardi já tinha um índice de 80% de subidas ao pódio, mas nunca no degrau mais alto.

“Não estou me cabendo dentro do macacão. Estou feliz demais”, exultava o piloto. Sobre a corrida, afirmou: “O mais importante foi ter feito uma boa largada. Se eu não tivesse largado bem, o resultado da corrida teria sido outro. Foi uma pena ter acontecido esse acidente, mas corrida tem disso. Quando foi dada a relargada, eu sabia que seria ia ser difícil ‘segurar’ o Ricardo e o Clemente. O negócio era ter calma. A cada volta, eu via um me ameaçando!”.

Dada a largada, Daniel Paludo, segundo no grid, aproveitou a má partida do pole Otávio Mesquita e assumiu a ponta, mas foi ultrapassado por Viscardi na freada do S do Senna. Os acidentes começaram com uma colisão entre Fernando Croce, da Cup, e Carlos Ambrósio, da Challenge. Croce continuou na prova, mas Ambrósio levou a pior e bateu forte no guard-rail do lado esquerdo da pista. A poeira levantada tirou a visibilidade dos pilotos e outra série de batidas começou em seguida. Como consequência do acidente, sete pilotos, todos da Challenge, ficaram fora da corrida logo na primeira volta.

A prova entrou imediatamente em regime de safety car. Foram necessários vinte minutos para se removerem os carros acidentados e se limpar a pista. A relargada foi dada faltando pouco menos de três minutos e uma volta para a bandeirada. Na entrada da Reta Oposta, Ricardo Baptista e Clemente Lunardi ultrapassaram Paludo e iniciaram o ataque a Viscardi. Baptista tentou a ultrapassagem no S do Senna, mas ficou por fora e foi ultrapassado por Lunardi. Este tentou uma manobra semelhante na volta seguinte – a última −, com consequências semelhantes: ficou por fora e perdeu o segundo lugar para Baptista. A forte disputa entre os três facilitou a aproximação do quarto colocado, Pedro Queirolo. Todos receberam a bandeirada no mesmo segundo. Marcelo Franco e Marcel Visconde completaram os seis primeiros colocados.

Segundo colocado na corrida, Ricardo Baptista definiu a prova como “muito curta e intensa”: “Todo mundo buscou a vitória o tempo todo. Todos os carros estavam com pneus novos e isso deixou os pilotos muito confiantes. Quando a bandeira verde foi dada, eu sabia que teria apenas três voltas pela frente. Mesmo assim, recebi a bandeirada sem saber que aquela era a última volta”.

Clemente Lunardi, terceiro colocado, parabenizou o vencedor e ressaltou a disputa com Viscardi e Baptista: “Com apenas três voltas de corrida, não havia o que pensar: era ir para cima, mas sempre com calma. Foi tudo muito rápido. Aproveitei uma oportunidade para passar o Ricardo e depois tentei ganhar a posição do Viscardi, mas ao chegarmos ao S do Senna ele defendeu a posição e eu tive que ir para o lado externo da curva. Tive sorte por conseguir voltar à pista sem rodar”.

Após a corrida, os comissários desportivos analisaram todas as imagens e informações disponíveis, e Fernando Croce foi considerado culpado pelo acidente com Ambrósio, embora não tenha tido a intenção de causar a batida. Por causa disso, Croce perderá dez posições no grid da próxima etapa, em Pinhais (PR).

Resultado da prova 12 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil:

1) 81-Fábio Viscardi, 9 voltas em 27:58.360
2) 27-Ricardo Baptista, a 0.096
3) 7-Clemente Lunardi, a 0.409
4) 13-Pedro Queirolo, a 0.912
5) 70-Marcelo Franco, a 1.701
6) 55-Marcel Visconde, a 2.749
7) 89-Daniel Paludo, a 3.588
8) 36-Charles Reed, a 4.164
9) 52-Roberto Posses, a 4.438
10) 51-Otávio Mesquita, a 4.848
11) 40-Maurizio Billi, a 5.480
12) 9-Guilherme Figueirôa, a 7.974
13) 53-Ronaldo Kastropil, a 8.729
14) 11-Omilton Visconde Jr, a 9.509
15) 61-Fernando Croce, a 15.561
16) 64-Henry Visconde, a 16.827
17) 10-Adalberto Baptista, a 31.880
18) 75-Henrique Assunção, a 35.963
19) 18-Zeca Feffer*, a 2 voltas
20) 63-Sérgio Ribas, a 3 voltas

Melhor volta: Pedro Queirolo (13), 1:40.088, na 9ª volta

* Punido em 30 segundos

Classificação do campeonato após 12 provas
1) Ricardo Baptista, 226 pontos; 2) Clemente Lunardi, 172; 3) Fábio Viscardi, 169; 4) Marcel Visconde, 159; 5) Roberto Posses, 125; 6) Marcelo Franco, 107; 7) Pedro Queirolo, 97; 8) Otávio Mesquita, 80; 9) Guilherme Figueirôa, 79; 10) Maurizio Billi, 76; 11) Zeca Feffer, 67; 12) Daniel Paludo, 59; 13) Tom Valle, 49; 14) Omilton Visconde Jr., 51; 15) Adalberto Baptista, 43; 16) Sérgio Ribas, 33; 17) Charles Reed, 33; 18) Eduardo de Souza Ramos, 30; 19) Esio Vichiese, 29; 20) Ronaldo Kastropil, 27; 21) Henry Visconde, 13; 22) Henrique Assunção, 12; 23) Fernando Croce, 1; 24) Marcos Barros, sem pontos.

 

Sylvio de Barros vence pela primeira vez na Porsche Challenge em 2012

Acidentada, curta e intensa. Assim foi a corrida da Porsche Challenge disputada como preliminar das 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) neste sábado. Sete pilotos nem sequer completaram a primeira volta, somente três voltas e meia ocorreram em bandeira verde e Sylvio de Barros, líder do campeonato e atual campeão, conquistou sua primeira vitória nesta temporada.

Como as duas categorias do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil compartilharam o grid (de 44 carros) em Interlagos, Ipe Ferraiolo, pole position da Challenge, alinhou na 21ª posição. E a confusão começou três curvas após a largada – e no pelotão da Challenge. Franco Giaffone, segundo no grid, passou pela área de escape da Curva do Sol após um toque com Ferraiolo, que teve um pneu furado. Quando Franco voltou ao traçado normal, assustou outros pilotos. Em um incidente com Fernando Croce, da Cup, Carlos Ambrósio bateu no guard-rail da Reta Oposta. Foi quando o “efeito dominó” começou e também resultou na saída da prova de Edu Guedes, Johnny Freire, Ludovico Pezzangora, Guilherme Ribas e Ésio Vichiese. Amilcar Colares também não chegou ao fim da primeira volta.

Quem escapou da confusão se beneficiou, e esse foi o caso do vencedor Sylvio de Barros. “No fim das contas, acho que me dei bem porque escapei de todos os acidentes”, disse. “Foi uma corrida de ‘sprint’. Fiz algumas ultrapassagens, mas mais por causa de acidentes. ”

Daniel Schneider, segundo colocado, confirmou seu bom retrospecto neste ano em Interlagos, onde venceu em maio. O vice-líder do campeonato gostou da segunda posição, mas não de ter ficado atrás de Sylvio. “Pena que foi uma corrida muito curta. Tinha um ritmo muito bom, estava muito animado. Mas virou meio loteria. Só não estou tão satisfeito assim porque o Sylvio, o líder, ficou à minha frente”, afirmou. De acordo com ele, as batidas foram provocadas por uma falta de costume. “Não estamos muito acostumados a correr com tantos carros no grid. Esse foi o problema”.

Eduardo Azevedo, líder durante a bandeira amarela, perdeu a ponta por causa de outro incidente. “Fui o piloto que mais liderou, mas, na subida do Laranjinha, houve um entreveiro da Cup. Quando vi, o Adalberto Baptista estava na minha frente e quase acertei o meio do carro dele. Desviei, mas o Sylvio, o Rodolfo Ometto e o Daniel me ultrapassaram. Daí a corrida já estava no fim e não deu para fazer mais nada. Fazia tempo que não ia ao pódio, então está bom”, declarou. Ometto rodou na penúltima volta e, então, Azevedo subiu para terceiro.

As seis primeiras posições foram completadas por Franco Giaffone, Gui Affonso e Carlos Silveira, que largou em 11º e conquistou seu primeiro pódio na categoria com uma sexta colocação. Ferraiolo chegou a ser último colocado e terminou a corrida da Challenge em oitavo, atrás de Fábio Alves, o sétimo.

A próxima etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil será realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), em 27 de outubro.

Classificação da sexta etapa de 2012:

1) 1-Sylvio de Barros, 9 voltas em 28:10.031
2) 77-Daniel Schneider
3) 88-Eduardo Azevedo
4) 19-Franco Giaffone
5) 4-Gui Affonso
6) 10-Carlos Silveira
7) 63-Fábio Alves
8) 00-Ipe Ferraiolo
9) 17-Marcelo Stallone
10) 82-Renato Benedetto
11) 31-Marcello Sant’Anna
12) 57-Jorge Borelli
13) 55-Caê Coelho
14) 8-Rodolfo Ometto
15) 81-Gilberto Farah*
16) 3-Armando di Nardo
17) 76-Tracy Krohn*
18) 9-Edu Guedes
19) 11-Johnny Freire
20) 16-Ludovico Pezzangora
21) 18-Carlos Ambrósio
22) 25-Guilherme Ribas
23) 27-Amilcar Colares
24) 69-Ésio Vichiese

Melhor volta: Sylvio de Barros (1), 1:41.495, na 8ª volta

* Punido em 30 segundos

Classificação do campeonato
1) Sylvio de Barros, 91 pontos; 2) Daniel Schneider, 83; 3) Gui Affonso, 76; 4) Gilberto Farah, 65; 5) Ipe Ferraiolo, 57; 6) Eduardo Azevedo, 54; 7) Johnny Freire, 51; 8) Carlos Silveira, 44; 9) Alan Turres, 40; 10) Edu Guedes, 40; 11) Franco Giaffone, 38; 12) Carlos Ambrósio, 32; 13) Rodolfo Ometto, 31; 14) Peter O’Donnel, 30; 15) Marcelo Stallone, 29; 16) Guilherme Ribas, 28; 17) Fábio Alves, 27; 18) Tommy Soubihe, 26; 19) Renato Benedetto, 12; 20) Amilcar Collares, 10; 21) Ludovico Pezzangora, 10; 22) Jorge Borelli, 9; 23) Caê Coelho, 8; 24) Marcelo Sant’Anna, 7; 25) Vitor Scheid, 4; 26) Armando Di Nardo, 4; 27) Marcello Sarcinella, 3; 28) Rogério Wehmuth, Bruno Henriques e Tracy Krohn, sem pontos.

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