Porsche cada vez mais perto da Fórmula 1

quarta-feira, 3 de novembro de 2021 às 19:14

Porsche

Mais uma semana, outro estrondo do retorno iminente da Porsche à Fórmula 1. Mas, desta vez, parece que realmente as estrelas estão se alinhando para o retorno da Porsche ao paddock.

Boatos sobre a fabricante alemã de supercarros voltando às águas da F1 têm circulado há anos. Agora, a direção mais “verde” dos regulamentos de motor em 2025 está atraindo a famosa marca de volta aos trilhos.

Apesar de ter uma equipe competitiva de Fórmula E, a Porsche agora acredita que com a F1 aumentando suas credenciais ecológicas, uma volta à categoria está cada vez mais próxima.

O vice-presidente de automobilismo da Porsche, Thomas Laudenbach, disse que as condições necessárias para ingressar na F1 podem “estar se tornando realidade”

Laudenback disse numa entrevista virtual: “Não é um segredo que estamos pensando na F1. Não é segredo que estamos falando com a FIA e não é segredo que estamos, digamos, considerando isso seriamente. Mas ainda não foi tomada nenhuma decisão.”

“Pelo que eu sei, muitas coisas estão indo na direção certa em relação à Fórmula 1 – quão importante é a eletrificação ou a parte elétrica da UP.”

“Gostaríamos de ver mais peças padrão no motor, e liberdade das peças elétricas.”

“Sim, muitos dos fatores que mencionei pelo que sabemos, podem estar se tornando realidade.”

“Sim, precisamos confirmar isso rápido, porque se queremos entrar em 2025, o tempo para a nossa preparação tem que começar logo.”

McLaren Porsche MP4/3

Enquanto os regulamentos dos motores estão congelados até 2025, a F1 e suas equipes estão no processo de desenvolver o próximo conjunto de regras para os motores que irão alimentar seus carros no futuro.

A fim de permanecer relevante em um mundo cada vez mais consciente do clima, a F1 está de olho em uma maior ênfase na energia híbrida com eletrificação + o uso de fontes de combustível mais sustentáveis.

Mas, a F1 não quer se tornar uma categoria de corrida totalmente elétrica. Existe, inclusive, a possibilidade de um novo combustível 100% sintético e livre de carbono substituir o combustível fóssil, a gasolina, utilizado hoje em dia para fazer o motor de combustão interna funcionar.

Se a hibridização juntamente com um combustível ecológico colocar a Porsche de volta ao paddock, isso seria uma visão muito bem-vinda entre os fãs de F1. A perspectiva de qualquer novo fabricante de motor ou equipe entrar na briga é empolgante, ainda mais sendo uma marca icônica como a Porsche

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.