Porsche amplia a sua linha de produtos com o novo 911 Turbo 15/02/06

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 23:25
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A Porsche está apresentando à imprensa mundial o novo 911 Turbo. O lançamento mundial da sexta geração do modelo acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2006, no salão do automóvel de Genebra, na Suíça, e estará disponível nas concessionárias alemãs a partir de 24 de junho de 2006.

O 911 Turbo é o primeiro a ter esse tipo de motor na geração “997” (número de projeto dos Porsche 911 lançados em junho de 2004). O motor turbo passa a ter 480 cv a 6.000 rpm – 60 cavalos de potência a mais que seu antecessor (pertencente à geração “996”). A potência específica do motor boxer de 3,6 litros atinge 133 cv por litro. O torque máximo passou para 63,2 kgfm entre 1.950 e 5.000 rpm (antes, era 57,1 kgfm entre 2.700 e 4.600 rpm). A velocidade máxima é de 310 km/h. Trata-se do 911 de rua mais potente de todos os tempos.

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Estes melhoramentos traduzem-se em desempenho na hora de dirigir. Equipado com câmbio manual de seis marchas, o novo 911 Turbo vai de zero a 100 km/h em 3,9 segundos, e de zero a 200 km/h em 12,8 segundos. Para ir de 80 a 120 km/h, são necessários apenas 3,8 segundos. Apesar do alto desempenho, os engenheiros da Porsche obtiveram êxito reduzindo o consumo médio de combustível para 7,8 km/l.

Equipado com transmissão automática Tiptronic S (opcional), o novo Porsche 911 Turbo vai de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge 200 km/h após 12,2 segundos. O Turbo com transmissão automática também apresenta vantagens quando se trata de flexibilidade. Na penúltima marcha, ele acelera de 80 a 120 km/h em 3,5 segundos. O consumo de combustível passa para 7,3 litros e a velocidade máxima é a mesma da versão com câmbio mecânico: 310 km/h.

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A flexibilidade do Porsche 911 Turbo pode ser realçada com o “Sport Chrono Package Turbo” (“Pacote Esportivo Crono Turbo”), ppela primeira vez à disposição. Aqui, o condutor escolhe o “botão esportivo” próximo ao nível da marcha para ativar uma “super-impulsão” de curta duração, a todo vapor. Isto aumenta a pressão do turbo em 0,2 bar durante até dez segundos. O torque aumenta em 6,1 kgfm, permitindo atingir um máximo de 69,3 kgfm. O tempo necessário para o 911 Turbo com transmissão manual atingir aceleração intermediária entre 80 a 120 km/h reduz em 0,3 segundos (para 3,5 segundos).

Este desempenho se deve-se aos turbocompressores. São duas turbinas alimentadas por gases do escapamento. A geometria das turbinas é variável, uma tecnologia usada pela primeira vez em um modelo com motor a gasolina. Lâminas-guia ajustáveis direcionam o fluxo dos gases da exaustão variável precisamente para dentro da hélice da turbina do turbocompressor alimentado pelo escapamento. O princípio da geometria de turbina variável reúne as vantagens dos turbocompressores pequenos e grandes, e proporciona uma melhora perceptível na flexibilidade e na aceleração, particularmente a baixas velocidades.

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Para transferir a potência disponível, a nova geração do 911 Turbo dispõe de tração total reprojetada, com uma embreagem de discos múltiplos controlada eletronicamente. A Manutenção de Tração da Porsche (MTP) assegura uma distribuição de potência variável entre os dois eixos. Dependendo das condições nas quais se está dirigindo, o sistema eletrônico de tração total determina constantemente a melhor distribuição do torque para assegurar a melhor direção possível. Na prática, isto se traduz em uma grande agilidade em estradas estreitas de áreas não urbanas, tração excepcional na neve e na chuva e uma excelente segurança ativa, mesmo em altas velocidades. Estas qualidades fazem do MTP um dos mais poderosos e ao mesmo tempo um dos mais leves sistemas de tração total no mercado.

O sistema de freios do novo 911 Turbo compreende discos de freio tipo monobloco de calibre fixo, com seis pistões no eixo frontal e quatro no traseiro. Em comparação com os freios do 911 Turbo da geração “996”, o diâmetro dos discos de freios (ventilados internamente e perfurados) nas rodas dianteiras e traseiras aumentou para 350 milímetros (um aumento de 20 milímetros). Como opcional, a Porsche também está oferecendo o PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake, Freio Composto Cerâmico da Porsche). As vantagens deste material de alta tecnologia são uma redução de 17 kg no peso (quando comparado ao sistema de freios padrão), manutenção da capacidade de frenagem quando o sistema está submetido a altas temperaturas e total resistência à corrosão. Os freios de cerâmica agora têm um diâmetro de 380 milímetros no eixo frontal e de 350 milímetros no traseiro.

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Uma característica adicional no design do novo 911 Turbo é a dianteira modificada, com suas distintas entradas de ar para resfriamento, cuidadosamente desenhadas. Em conjunto com os faróis ovais bi-xenon, elas identificam o Turbo em relação às versões com motor atmosférico. A vista frontal harmoniosa é realçada por faróis de neblina bem separados e encravados, e por novos piscas com LED, estão localizados nas entradas de ar laterais na parte dianteira. Visto por trás, o Turbo também tem uma aparência mais esportiva. Isto se deve principalmente à sua traseira, 22 milímetros mais larga que a do modelo anterior. O elemento da asa (ou freio aerodinâmico) foi reprojetado e alinhado. Agora ele inclina-se levemente para baixo nas laterais e aninha-se dentro dos contornos dos pára-choques traseiros. As entradas de ar laterais atrás das portas também foram redesenhadas, e juntamente com os novos dutos de ar, fornecem um suprimento de ar fresco mais eficiente para os “intercoolers” (equipamento que promove o adensamento do ar que vai para o motor).

Além do 911 Turbo, como uma surpresa especial em Genebra, a Porsche apresentará um novo lançamento mundial: o 911 GT3. Dados técnicos e fotos deste “carro de corridas para a estrada” serão divulgados em 28 de fevereiro de 2006, o primeiro dia dedicado à imprensa em Genebra.

SV

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