Porque Vespa e Red Bull são tão melhores e como dificultar para eles

terça-feira, 4 de julho de 2023 às 16:51

Max Verstappen

Por Adauto Silva

O texto abaixo foi inspirado na pergunta que um confrade me fez nos comentários do Autoracing. O nome dele é André Ayres e quero agradecê-lo pelos elogios que ele me fez e por agregar muito ao nosso conteúdo pelos comentários que posta!

Ele me perguntou se a FIA sabe o que fazer para equilibrar mais as coisas promovendo campeonatos mais disputados sem deixar a Red Bull e Vespa dominarem tão facilmente a Fórmula 1, até a próxima mudança de regulamento.

O caso é o seguinte: O Adrian Newey fez o carro todo em volta do assoalho, ele começou pelo assoalho e foi fazendo o resto. Tudo que tem no carro começando pela asa dianteira e terminando na traseira é para maximizar o downforce gerado pelo assoalho, já que o assoalho é a única peça que gera muito downforce praticamente sem arrasto. Com isso ele tirou downforce / arrasto do resto do carro de uma maneira agressiva, mas equilibrada a ponto do carro ser um míssil de reta sem perder nas curvas.

Ele poderia ganhar mais nas curvas, mas não seria tão forte nas retas e no geral o carro ficaria mais lento. O único ponto não tão forte do carro são as freadas, já que carro levanta na freada pela ação da física transferindo o peso para a dianteira (como todos os outros) e obviamente levando o assoalho junto deixando a traseira mais leve, então, esse é o momento onde o RB19 é mais vulnerável, já que ele fica com menos downforce geral que alguns outros carros do grid, como Aston Martin e Ferrari, por exemplo, que andam com muito mais downforce na parte de cima do carro.

É por isso que o Vespa freia antes na maioria das curvas, principalmente nas freadas mais fortes. Ele freia antes, a traseira do carro levanta um pouco, ele vira o volante e no apex da curva, às vezes até antes, ele crava de novo e o carro desconta e ainda sobra em relação aos outros em todos os trechos das pistas de freada / contorno / reaceleração. E como ele acelera antes, porque freou antes, a reta da Red Bull é como a da Williams, o carro com menos downforce do grid até a última atualização.

Portanto, para tentar parar a Red Bull impedindo um massacre até que as outras consigam fazer parecido ou igual, – o que pode nem acontecer nos próximos anos, o alvo da FIA, que será pressionada mais cedo ou mais tarde pela Liberty e adversários vendo os lucros desabarem – tem que ser o assoalho, que é de onde sai tudo de bom do carro.

O Adrian Newey não tem somente a qualidade de fazer carros fantásticos. Ele também é o melhor em entender quais são as melhores qualidades de seu piloto principal e fazer um carro que se adapte da melhor maneira possível a ele. Já tinha feito isso com o Vettel nos quatro anos que ele se tornou imbatível, apesar de Sebastian ter uma tocada oposta à de Verstappen. O alemão tinha sua confiança elevada a enésima potência com a traseira pregada e a dianteira um pouco solta, assim como Alonso e Button, por exemplo.

O Vespa é um piloto que precisa da frente pregada porque usa a traseira para ajudar a rotacionar o carro, numa tocada muito parecida com a de Schumacher. O Newey fez que ele entendesse que não precisaria mais fazer isso de forma tão extrema, até porque isso detona os pneus traseiros, já que o carro faria parte disso sozinho quando ele começasse a virar o volante – no final da freada – nas entradas de curva.

Portanto o Newey aproveitou uma característica intrínseca do Vespa para fazer um carro com muito downforce, pouco arrasto e ainda aproveitando a melhor tocada do Vespa. Ah, tem o mapeamento da UP Honda também, que está priorizando o torque em baixas e médias rotações, o que também ajuda nas “estilingadas” em saídas de curva.

Adauto Silva
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