Porque Hamilton reapareceu depois de quase dois meses

sábado, 5 de fevereiro de 2022 às 21:23

Hamilton no Grand Canyon

A volta de Hamilton às mídias sociais após quase dois meses de silêncio acontece no início do que pode ser uma semana crucial para o futuro do heptacampeão.

A FIA já se reuniu com todas as equipes e já sabe o que elas esperam do novo regulamento esportivo e como as corridas devem ser gerenciadas. Oito das dez equipes pediram mudanças que podem ser consideradas radicais, enquanto as outras duas também pediram por algumas mudanças menos radicais.

Agora, todos os pilotos devem se reunir esta semana com representantes da FIA para discutir a corrida de Abu Dhabi, seus sentimentos sobre o que aconteceu e os vários problemas que surgiram na temporada passada. Vários deles expressaram desconforto após a corrida sobre a maneira como ela foi tratada.

Os erros do diretor de corrida Michael Masi em Abu Dhabi foram os maiores e mais recentes de uma série de controvérsias até 2021 relacionadas à consistência da aplicação das regras.

Alguns dos mais importantes envolveram o comportamento de Verstappen em suas muitas brigas na pista com Hamilton.

Vários pilotos não entenderam por que Verstappen não foi punido por forçar Hamilton a sair da pista durante uma batalha no GP do Brasil em novembro e por desacelerar na linha de corrida em plena reta de Jeddah com Hamilton logo atrás, quando foi mandado que ele devolvesse a posição.

E quando eles buscaram clareza de Masi sobre o que era e o que não era permitido nas disputas roda a roda em uma reunião na corrida no Catar, eles disseram que não entenderam.

Surgiu um forte rumor no mês passado que Hamilton não retornaria à F1 nesta temporada até ver o resultado de uma investigação que a FIA lançou sobre os eventos de Abu Dhabi.

E na semana passada a FIA disse pela primeira vez que Masi pode não manter seu papel como diretor de corrida.

Peter Bayer, o novo chefe da F1 da FIA, disse em uma entrevista: “Michael fez um super trabalho de várias maneiras. Dissemos isso a ele. Mas também que existe a possibilidade de haver um novo diretor de corrida”.

Muitos insiders da F1 não veem como Masi pode manter sua posição como diretor de corrida após a temporada passada.

E embora nem Hamilton nem a Mercedes tenham falado sobre o assunto, considera-se provável que medidas sérias e substanciais para resolver as falhas expostas na operação de controle de corrida em Abu Dhabi já tenham sido tomadas para tranquilizá-los de que a F1 continua sendo um ambiente que a FIA pode policiar de forma justa e equitativa.

Bayer disse que a FIA está trabalhando em uma nova estrutura para o controle de corridas que provavelmente envolverá a divisão das responsabilidades que Masi anteriormente detinha entre várias pessoas diferentes.

Simplesmente demitir Masi seria visto como uma confissão da FIA que Hamilton foi roubado em Abu Dhabi, então muito provavelmente Masi manterá um papel da FIA na F1, mas não como diretor de corrida. Talvez em uma das outras posições, como delegado de segurança de pista ou diretor esportivo.

Após sua reunião com os pilotos, Bayer fará uma proposta final e recomendações ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e a dupla a submeterá à aprovação em uma reunião da Comissão de F1 em 14 de fevereiro.

Este é um órgão que compreende a FIA, F1 e as equipes. Se eles aprovarem os planos, eles serão carimbados pelo Conselho Mundial da FIA na véspera da nova temporada em 18 de março.

Por que Hamilton ficou tão chateado?

Hamilton estava a caminho de vencer o campeonato em Abu Dhabi no ano passado até um safety-car no final devido a um acidente de Nicholas Latifi.

O diretor de corrida, Masi, falhou em seguir as regras corretamente de duas maneiras diferentes nas voltas finais, inventando uma terceira maneira – não prevista no regulamento – para que a corrida não terminasse em bandeira amarela.

O resultado foi que Hamilton ficou totalmente a mercê de Verstappen com pneus velhos com o holandês logo atrás dele com pneus novos quando a corrida foi retomada para apenas uma volta final. O holandês ultrapassou Hamilton para ganhar seu primeiro campeonato mundial.

As falhas operacionais de Masi causaram um grande clamor porque as consequências de sua improvisação com as regras mudaram o destino do título mundial.

Verstappen ainda poderia ter vencido em certas circunstâncias se Masi tivesse aplicado a regra corretamente, mas ele tirou isso de Verstappen também.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.