Por que somente Leclerc e Hamilton foram desclassificados do GP dos EUA?

terça-feira, 24 de outubro de 2023 às 16:07

Lewis Hamilton e Charles Leclerc

Se você não sabe porque somente Charles Leclerc e Lewis Hamilton foram desclassificados do GP dos Estados Unidos, não se preocupe, muita gente não entendeu e continua sem entender.

Já nas comemorações pós-corrida, as coisas ficaram um pouco azedas quando foi anunciado que Leclerc e Hamilton foram encaminhados aos comissários da FIA após a corrida por não terem passado na inspeção de desgaste das pranchas. Eles eram os pilotos de dois dos apenas quatro carros inspecionados.

Em seguida, as coisas foram de mal a pior, já que os comissários determinaram que uma desclassificação era necessária para ambos os pilotos – apesar de ambas as equipes afirmarem que o alto desgaste nas pranchas de seus carros foi provavelmente resultado da combinação de uma pista muito ondulada em Austin e do cronograma do fim de semana de corrida curta, o que significa eles erraram um pouco nas configurações com a falta de tempo de treinos.

No entanto, os comissários argumentaram que cabe às equipes garantir que seus carros cumpram o regulamento em todos os momentos durante um fim de semana de F1.

Mas há uma pergunta que temos visto repetidamente dos fãs desde que a notícia foi divulgada, e é por isso que apenas quatro carros foram verificados quanto ao desgaste do assoalho e da prancha. Então, vamos retroceder um pouco.

Apenas quatro carros

Quatro carros foram selecionados – em teoria aleatoriamente – para inspeções de desgaste do assoalho e pranchas: McLaren de Lando Norris, Red Bull de Max Verstappen, Ferrari de Leclerc e Mercedes de Hamilton.

Isso não é algo incomum – e não, não houve nenhuma denúncia de outra equipe – a FIA realiza verificações extensas e aleatórias após cada GP nas verificações técnicas pós-corrida. Isso é então listado e publicado no site da FIA.

A FIA só vistoria quatro carros de vinte do grid porque alega não pode fazer todas as verificações de todos, já que isso levaria muito tempo, uma vez que a entidade que supostamente deveria assegurar que todos os carros estão dentro do regulamento, não tem pessoal suficiente para isso.

Então simplesmente não é feito, apenas quatro carros são selecionados para verificação e, neste caso, foi um de cada uma das quatro primeiras equipes.

No entanto, dos quatro carros, dois (50%) – os de de Leclerc e Hamilton – tinham a prancha mais desgastada do que o regulamento permite. Mesmo assim o regulamento não manda que os carros de seus companheiros de equipe também sejam vistoriados.

Essencialmente, é assim que as verificações técnicas funcionam na F1 há muito tempo. Mas isso não quer dizer que essa seja a maneira correta de trabalhar. Deixaremos que você decida isso nos comentários abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

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