Por que o carro da McLaren quica menos na pista?

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 14:09

McLaren 2022

Todas as equipes encontraram o problema de porpoising (carro quicando na pista) em vários graus diferentes durante o teste da Fórmula 1 de Barcelona, mas a McLaren parecia ser a menos incomodada por isso.

Graças à pista molhada na última tarde e a alguns truques fotográficos especiais, agora Gary Anderson, ex-engenheiro de várias equipes de F1, disse ter alguma compreensão do porquê disso.

“Experimentamos um pouco disso”, disse o diretor técnico James Key no último dia de testes. “Mas não uma grande preocupação ou grande distração para nossos pilotos no momento”. A pergunta é por quê?

De acordo com Gary Anderson, esse fenômeno do carro quicar é causado pelo “estolamento” aerodinâmico do assoalho, levando a traseira do carro a perder carga aerodinâmica e subir, seguida pela dianteira, e o processo recomeça quando o aero começa a funcionar novamente, abaixando o carro e depois estolando novamente. Em casos extremos, isso pode causar uma sequência de oscilações bastante preocupantes.

Simular o problema é difícil sem estar na pista, dada a impossibilidade de correr em alturas ultrabaixas em altas velocidades no túnel de vento, e o fato de a precisão do CFD ser reduzida quando o carro está muito perto do solo devido à complexidade matemática aumentando exponencialmente.

Questionado se a McLaren havia encontrado uma maneira melhor de simular e entender o problema, ou se foi apenas sorte, James Key sugeriu que era simplesmente a maneira como o carro funcionava.

“Eu adoraria dizer que fomos super inteligentes, mas a realidade é que isso é muito difícil de simular”, disse Key.

“Isso envolve a rigidez dos pneus, os modos de elevação do seu carro, porque claramente, se estiver em sintonia com o chassi, é quando você realmente vê o fenômeno acontecendo quando também tem uma frequência natural em sua massa suspensa. Então eu não acho que seja totalmente sorte.”

“A estabilidade do carro desempenha um pouco seu papel nisso em como o carro lida com a carga aero em várias condições de altura e assim por diante. Mas eu estaria mentindo se dissesse que foi pelo desenho.”

“É um fenômeno com o qual todos vamos nos acostumar a ver em pista e, com o passar do tempo, aprenderemos como resolver este problema.”

Mas a McLaren já parece ter eliminado o problema graças à força dos vórtices que correm pela lateral do assoalho.

Estes vórtices vedam a área de baixa pressão externa e, por serem mais enérgicos do que os produzidos pelos rivais da McLaren, tornam o assoalho menos propenso a estolar.

Felizmente, a pista molhada cria spray e permite ver exatamente o que está acontecendo aerodinamicamente dentro e fora da superfície do carro.

O The Race colocou imagens da McLaren em comparação com Mercedes, Red Bull e Ferrari para ver o efeito. Essas imagens foram invertidas, um processo que inverte as áreas claras e escuras, para que seja mais fácil de ver e entender.

É possível ver claramente quão poderosos são os vórtices da McLaren à medida que viajam ao longo dos lados do assoalho. Observe o fluxo de ar em espiral no sentido horário claramente definido entre as rodas dianteiras e traseiras.

Isso não apenas melhora a vedação do piso, mas também permite que a McLaren mantenha o assoalho ligeiramente afastado da superfície da pista. Ao fazer isso, você pode reduzir o risco de quicar por ter essa almofada de ar entre as laterais do assoalho e a superfície da pista.

Veja os vórtices gerados pelos assoalhos da Mercedes, Red Bull e Ferrari

 

 

 

AS - www.autoracing.com.br

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