Por que Max Verstappen é tão bom?

quinta-feira, 28 de março de 2024 às 17:57

Jake Dennis – Red Bull

O piloto que melhor conhece a tocada de Max Verstappen é Jake Dennis, atual campeão mundial de Fórmula E e piloto de simulador e desenvolvimento da Red Bull. É ele quem faz grande parte do acerto do RB20 (fazia também do RB19 e anteriores) para cada pista do calendário da F1.

Dennis tentou identificar o que torna Max Verstappen um talento tão notável, tendo experiência em primeira mão de trabalhar diretamente com ele.

Ele opinou sobre o tema do talento de Max Verstappen, com o piloto holandês conquistando três títulos mundiais consecutivos e buscando o quarto.

Max Verstappen tem um feeling do carro que eu ‘nunca vi antes’

Falando com Chris Stevens no podcast Missed Apex, o piloto do simulador da Red Bull abordou o tema do talento de Verstappen. Dennis foi o piloto de testes frequente da Red Bull nos últimos cinco anos e também participou do TL1 no GP de Abu Dhabi da última temporada antes de realizar o teste para jovens pilotos após o final da temporada.

Tendo experiência em primeira mão de trabalhar ao lado de Verstappen e Sergio Perez, Dennis disse que não há dúvidas de que a máquina dos dois pilotos é completamente igual, mas Verstappen faz a diferença.

“Na verdade, eu gostaria de saber, para ser honesto, ele é muito talentoso!” Dennis riu quando questionado sobre o que torna Verstappen tão bom.

“Acho que as pessoas estão sempre procurando uma resposta do tipo: ‘Oh, ele é muito bom nos freios e ganha um décimo em cada curva nos freios’.

“Mas simplesmente não é. O feeling que ele tem da parte debaixo do carro é algo que nunca vi antes.”

“Quando sentei no Red Bull RB19, pareceu muito natural pilotar e muito normal. Eu dirigi o carro de Max no TL1 e o carro de Checo Perez na terça-feira e eles pareciam absolutamente idênticos.”

“É apenas o sentimento e, obviamente, a confiança que ele tem no carro é como nunca vi antes e acho que ele tem confiança absoluta em todos ao seu redor – a equipe também está muito unida ao redor dele e isso ajuda muito.”

“Mas ele também é muito dedicado. Acho que é isso que as pessoas muitas vezes acham que ficou no passado.”

“Ele está no simulador muito mais que o Checo e se esforça muito. Mesmo depois de ter vencido o campeonato no ano passado muito cedo, ele ainda ia no simulador e trabalhava muito duro dedicando horas quando já era campeão.”

Jake Dennis: Os carros atuais de F1 não são tão ágeis quanto antes

Com sua função de teste tendo conduzido carros de F1 da geração anterior antes dos atuais regulamentos de efeito solo, Dennis também ofereceu algumas dicas sobre como os carros atuais são em comparação com os mais antigos.

“Acho que o mais importante é a potência e a aceleração que você tem hoje em dia – nada chega perto disso”, disse ele.

“Mesmo depois daquele dia inteiro que fiz em Abu Dhabi, onde fiz 130 voltas ou algo assim, ainda fiquei impressionado cada vez que acelerava com a rapidez com que a coisa era.”

“Não tanto de zero a 100, porque a Fórmula E é honestamente igualmente boa nesse departamento. Mas é realmente de 100 a 200 km/h, é ridículo quanta potência essa coisa tem.”

“Mas eles são muito pesados hoje em dia. Quando entro no carro de F1, mesmo em comparação com a Fórmula E, não me sinto tão bem a uma velocidade lenta em comparação com a Fórmula E. Eles são muito ágeis e ariscos, enquanto os carros de F1 são muito pesados.”

“Eles ainda giram muito bem e fazem a curva com bastante rapidez, mas o carro de F1 da geração anterior (antes do efeito-solo) era definitivamente mais ágil e melhor em velocidades mais lentas.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.