Por que a Red Bull tem dificuldades em corrida contra a McLaren?
sexta-feira, 9 de maio de 2025 às 15:08
Dutos de freio McLaren?
A dificuldade crescente da Red Bull contra a McLaren em corridas tornou-se inegável em Miami. Enquanto Max Verstappen continua a entregar brilho em voltas únicas na classificação, os GPs estão se mostrando muito mais desafiadores — e a diferença não está diminuindo.
Os primeiros GPs da temporada de Fórmula 1 de 2025 revelaram uma tendência: a Red Bull não consegue se igualar à McLaren quando o desgaste dos pneus é um fator.
Apesar de conquistar poles no Bahrein, Jeddah e Miami, Verstappen tem repetidamente perdido o equilíbrio na corrida — uma preocupação amplificada pelo fato de que sua vantagem na classificação desaparece com o aumento da temperatura dos pneus. A consistência da McLaren, por outro lado, foi construída com base em um ponto forte mais sutil: a preservação dos pneus, de acordo com o Motorsport-Total.
O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, explicou que o MCL39 é mais consistente em trechos longos, mesmo que seja complicado em uma única volta.
“O carro é mais fácil de explorar em simulações de corrida do que em uma única volta na classificação”, disse Stella à imprensa.
Embora Lando Norris e Oscar Piastri tenham lutado para fazer voltas limpas no Q3 em alguns momentos, eles têm dominado as distâncias de corrida.
Como Stella descreveu, essa vantagem não é casualidade — é “o resultado de um trabalho de engenharia muito específico”.
Imagens térmicas, tecnologia de freios e o dilema dos pneus da Red Bull
Duas corridas com alta degradação, Bahrain e Miami, ressaltaram numa superioridade da McLaren. Verstappen estava mais de 30 segundos atrás em Sakhir e voltou a ficar para trás em Miami — mesmo depois que a Red Bull implementou uma nova atualização no assoalho.
Helmut Marko chamou a diferença de “deprimente”, estimando a vantagem da McLaren em quase um segundo por volta no calor. A frustração da Red Bull foi agravada em Miami por rumores pós-corrida em torno das imagens térmicas.
Segundo relatos, imagens revelaram áreas anormalmente frias no conjunto do tambor de freio da McLaren, sugerindo que eles desenvolveram uma maneira de impedir que o calor do freio seja transferido para os pneus — preservando sua vida útil por mais tempo.
A teoria ganhou força depois que Verstappen disse à mídia holandesa: “Se vocês virem o que a McLaren faz com os pneus, então estamos todos fazendo algo errado.”
A FIA inspecionou minuciosamente os freios da McLaren após o GP de Miami, embora isso fizesse parte dos procedimentos padrão pós corrida. O carro foi liberado, mas a Red Bull continua intrigada.
“Estamos fazendo o possível para resolver isso”, acrescentou Verstappen. “Algumas coisas demoram um pouco mais para serem entendidas.”
O teto orçamentário dificulta um pouco a experimentação e, com o regulamento de 2026 se aproximando, a Red Bull pode não ter o luxo de tempo ilimitado de desenvolvimento. Mas tanto Stella quanto o chefe da Red Bull, Christian Horner, acreditam que as lições aprendidas neste ano podem moldar a próxima geração de carros.
“Existem alguns fundamentos que você pode levar adiante”, disse Stella, referindo-se a como as percepções sobre o gerenciamento de pneus podem influenciar a direção do design de 2026.
Horner repetiu essa preocupação: “Se você observar os dados após a corrida, todos os carros enfrentaram problemas semelhantes. Mas a McLaren consegue lidar com essas coisas muito melhor.”
Embora a Red Bull espere que as verificações de flexibilidade das asas dianteiras em Barcelona possam mudar a ordem, está claro que a vantagem da McLaren em eficiência térmica e controle de pneus pode ser muito mais decisiva — e mais difícil de replicar.
A menos que a Red Bull encontre uma maneira de diminuir a diferença de degradação, a liderança da McLaren pode não ser apenas um problema de 2025. Pode se tornar uma mudança estrutural no equilíbrio de poder na Fórmula 1.
Por que a McLaren é mais rápida que a Red Bull nas corridas, mas nem sempre na classificação?
De acordo com Andrea Stella, o carro da McLaren é mais difícil de controlar em uma única volta, mas se destaca em condições de corrida, quando o gerenciamento de pneus se torna crucial e o carro não é levado ao limite absoluto.
Qual vantagem específica a McLaren tem com o gerenciamento de pneus?
Evidências sugerem que a McLaren desenvolveu um sistema inovador de resfriamento do tambor de freio que impede a transferência de calor para os pneus, ajudando-os a manter a temperatura operacional ideal ao longo das distâncias da corrida.
A Red Bull conseguirá resolver seus problemas de degradação de pneus nesta temporada?
Embora soluções técnicas sejam possíveis, a combinação de restrições orçamentárias e recursos necessários para o desenvolvimento de 2026 torna desafiador encontrar e implementar uma solução abrangente na temporada de 2025
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