Por que a F1 está limitando o fluxo de combustível em 2014?

terça-feira, 18 de março de 2014 às 9:40

Daniel Ricciardo

Muitos fãs estão questionando a limitação do fluxo de combustível imposta pela F1 para 2014. Se a limitação para a corrida é de 100 kg de combustível, porque também limitar o fluxo?

Mark Gillan, que foi engenheiro da Williams até o final de 2012, explica:

“Foi decidido bem cedo nas reuniões do Grupo de Trabalho Técnico da FIA (do qual eu fui um membro) que não só haveria uma quantidade máxima de combustível (100 kg), mas também um fluxo máximo a fim de assegurar que uma ênfase significativa fosse dada à eficiência geral do veículo e à redução do consumo de combustível”.

“Esses limites, aliados à mudança para o motor V6 de 1.6 L, garantiriam que recursos adequados de pesquisa e desenvolvimento fossem investidos no novo ERS, que está na vanguarda de uma potencial revolução tecnológica para novos carros de rua altamente eficientes e motores de veículos comerciais”.

“O regulamento técnico para o fluxo de combustível das novas unidades é explicado claramente no artigo 5.1.5, que estabelece um fluxo máximo de 100 kg/h a 10500 rpm e acima, com esse máximo se reduzindo conforme as rotações diminuem, de acordo com a fórmula descrita no 5.1.5”.

“Esses são os valores máximos, então não há margem de erro se alguém excedê-los. O fluxo é monitorado pelo novo sensor ultrassônico, fornecido pela Gill Sensors, e como foi discutido anteriormente, a precisão e confiabilidade do sensor são vitais, já que a performance do carro depende disso”.

“Eu só acrescentaria que, em Melbourne, conversei com duas equipes que utilizam motores Mercedes e Ferrari, que disseram ter tido várias conversas sobre este assunto com a FIA durante o fim de semana e haviam chegado a uma conclusão satisfatória”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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