Pole rende a Piquet Jr os primeiros três pontos do ano na Fórmula E

domingo, 9 de outubro de 2016 às 10:44
Nelsinho Piquet

Nelsinho Piquet

As coisas começaram muito bem e terminaram bem mal para Nelsinho Piquet no ePrix de Hong Kong, prova que abriu a terceira temporada da FIA Fórmula E nesta manhã.

Piloto mais rápido no quali, o brasiliense conquistou sua primeira pole position na categoria –e também a primeira pole da história da equipe NextEV. Com isso conquistou os primeiros três pontos disputados na temporada.

Largou bem e sustentou a dianteira ao lado do companheiro Oliver Turvey. Com o britânico segurando o resto do pelotão, Piquet abriu mais de três segundos durante as primeiras dez voltas.

Na 18a passagem, o argentino Jose Maria Lopez atravessou uma freada e parou com o carro #37 na barreira de proteção. Piquet vinha atrás para aplicar uma volta nele e, para evitar contato com o carro batido, bloqueou as rodas e também escapou da trajetória, cedendo a liderança para Sam Bird. Retornou em terceiro lugar, logo atrás do suíço Sebastien Buemi.

O carro de segurança foi acionado para resgate da máquina do argentino e recuperação da barreira de proteção. Outros concorrentes entraram nos pits para troca de carro, mas o brasiliense acabou ficando na pista e perdendo muito tempo comboiado pelo safety-car. Quando, enfim, foi chamado pelo NextEV para box, voltou à pista apenas em 15o.

No segundo stint Nelsinho avançou até oitavo lugar, mas nas cinco voltas finais tanto seu carro quanto o do companheiro perderam ritmo, cedendo posições. O primeiro campeão da FE acabou apenas em 11o.

“Vacilamos na estratégia. Seria exagero falar que perdemos a corrida, porque não tinha o carro mais rápido da pista. Mas o resultado hoje poderia ter sido melhor. No começo funcionou bem, conseguimos abrir um bom gap, com o Oliver segurando os concorrentes ao defender o segundo lugar dele. Aí teve o incidente enquanto estava liderando, onde perdemos uns quatro segundos e duas posições. Mas ainda tinha boas chances na corrida, até que ficamos uma volta a mais na pista com o safety-car enquanto os outros todos pararam e então não deu para fazer mais nada infelizmente”, comentou o piloto.

A segunda etapa da FIA Fórmula E acontece em Marrakesh, no dia 12 de novembro. Será o primeiro ePrix da história em solo africano.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.