Pole, Audi mantém mesma formação de 2010 nas 24 Horas de Le Mans

sexta-feira, 10 de junho de 2011 às 18:17

lemansaudi2011Exatamente 183 dias após a sua estreia mundial em Ingolstadt, na Alemanha, o novo Audi R18 TDI enfrentará um grande desafio. Quando as luzes se acenderem e mudarem para o verde na legendária corrida 24 Horas de Le Mans, no sábado, 11, a Audi terá a chance de conquistar a 10ª vitória na corrida mais importante de endurance do mundo.

Nos últimos 12 anos, a Audi ganhou nove vezes as 24 Horas de Le Mans, em corridas que envolviam fortes competidores, e mostrou ser uma líder em tecnologia. O sucesso da marca dos quatro anéis foi repetidamente acompanhado de inovações técnicas. Em 2001, a Audi combinou o turbo com a tecnologia de injeção direta. O TFSI, o que fez do Audi R8 quase invencível, hoje desempenha um papel importante na redução do tamanho dos motores produzidos. Em 2006, a Audi alcançou a primeira vitória de um veículo a diesel. E na ocasião das últimas corridas de um, dois e três anos atras, quando a marca bateu o recorde de distância que existia há 39 anos, foram utilizados compressores a turbo com turbinas variáveis, geometria VTG.

A Audi desenvolveu um novo carro esportivo LMP1 para as 24 Horas de Le Mans 2011, e para primeira temporada completa do novo Intercontinental Le Mans Cup (ILMC). O Audi R18TDI é o primeiro esportivo Le Mans fechado da marca desde o R8C em 1999.

O Audi R18 TDI é mais um carro cheio de inovações técnológicas – engloba um compacto motor de 3.7 litros, V6 TDI, com um turbocompressor mono-VTG e luzes de LED em todo o veículo com design ultra-leve. O conceito do motor é tão revolucionário como a construção monocasco em fibra de carbono em peça única. A Audi pretende prosseguir a sua história de sucesso em Le Mans e demonstrar ainda mais “Vorsprung durch Technik” (Vanguarda pela técnica).

A Audi Sport Team Joest põe em campo três Audi R18TDIs nas 24 Horas de Le Mans, com as mesmas equipes de pilotos da chegada tripla no ano passado. A Audi disputa cada corrida da ILMC com dois carros pilotados por Tom Kristensen/Allan McNish e Timo Bernhard/Marcel Fassler. Cada carro leva fibra de carbono purista, reforçada em plástico (CFRP), considerada um material importante no que diz respeito à chegada da eletrificação na produção de veículos. A Audi começou a usar materiais de peso extremamente leve e de alta resistência no automobilismo logo na década de 80.

O R18 TDI é um representante particularmente genuíno para a tecnologia ultraleve da empresa, que será unificado pelo termo “ultra” no futuro. “O design ultraleve é um fator muito importante em Le Mans, pois um carro leve também é mais eficiente,” diz o Dr. Wolfgang Ullrich, diretor da Audi Sport. Por essa razão, cada componente do R18 TDI foi otimizado logicamente com relação ao peso – desde o chassi e a lataria, até a caixa de câmbio e o motor.

O material leve também se aplica a lataria cujo peso foi reduzido em 40 kg entre a primeira e a segunda versão. O peso do motor caiu cerca de 25%. Apesar da redução na produção de energia devido a motores menores, altamente turbinados, o Audi R18 TDI alcança a mesma velocidade máxima em Le Mans, como seu modelo antecessor, o R15 TDI, graças a uma eficiente aerodinâmica.

A equipe da Audi tem um novo desafio a cada ano, já que Le Mans é uma corrida completamente diferente a cada etapa. “Este ano, o desafio foi a nova regulamentação. A diminuição dos motores leva a novos requisitos técnicos alinhados ao nosso compromisso central com o automobilismo: testar a tecnologia com visão de futuro, que podemos posteriormente disponibilizar aos nossos clientes, na corrida em Le Mans 24 Horas”, discorre Wolfgang Ullrich, diretor do Audi Motorsport. O diretor comenta também que as nove vitórias da Audi desde 2000, não vieram por acaso, mas sim com muito preparo. “No entanto, apesar da preparação ideal, não existe qualquer garantia para o sucesso em Le Mans. O nosso objetivo é lutar pela décima vitória da Audi em Le Mans com o inovador R18 TDI”.

Os  últimos testes que seguiram a estréia do R18 TDI na corrida 1000 kilômetros de Spa-Francorchamps, em Monza e Le Castellet, focaram principalmente em confiabilidade e desempenho, para ser o mais consistente possível.

Equipe vencedora

A Audi comemorou um resultado perfeito em Le Mans, em 2010: depois de 24 horas de corrida, todas as 3 equipes de pilotos subiram ao pódio. Ao mesmo tempo, os pilotos contabilizavam 16 vitórias em Le Mans, somando suas vitórias individuais. Por isso, o diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich confiou mais uma vez nesta forte e equilibrada equipe, mantendo a mesma formação. Além disso, Marco Bonanomi foi contratado como o novo piloto de teste e piloto reserva. O italiano já havia desenvolvido um trabalho valoroso durante o estágio de desenvolvimento do R18 TDI.

Timo Bernhard, Romain Dumas e Mike Rockenfeller conquistaram, após a primeira  vitória no ano anterior, a posição número “1” de partida em Le Mans. Na época, o trio franco-alemão tinha em média 29 anos de idade e, com isso, tornou-se a equipe mais jovem a conquistar uma vitória para Audi em Le Mans. Os jovens ainda estabeleceram outro recorde: eles percorreram 5.410,713 quilômetros, marca sufciente para quebrar o recorde anterior de 5.335,313 quilômetros, estabelecido em 1971. Neste processo, cada um dos três pilotos da Audi comemorou sua primeira vitória pessoal em Le Mans.

“Agora estamos loucos para que Le Mans comece. Juntos atingimos um estágio desejado antes de uma corrida de 24 horas. Voltamos com o mesmo time forte de pilotos do ano passado. Nossa equipe é formada por nove nomes conhecidos e também sabemos o que podemos esperar do R18 TDI. Nos testes preliminares vimos que o carro atende o propósito para o qual foi desenvolvido. Mas não há motivos para pararmos de ser cautelosos, estamos numa batalha. Meu palpite é de que qualquer carro que precis de reparos, mesmo que por poucos minutos, não terá possibilidade de vencer”, diz Ralf Jüttner, diretor técnico da Audi Sport Team Joest.

Pilotos Audi

Ø  Marco Bonanomi

O piloto tem uma carreira típica em esportes automotores, começou no kart e evoluiu para corridas internacionais de monopostos. Ele foi o piloto de desenvolvimento da Fórmula 3 para a Volkswagen entre 2007 e 2008. Seus melhores resultados: ele terminou duas vezes como vice-campeão a Euro Series de Fórmula 3000. Comemorou seu sucesso mais recente a bordo de um Audi: em 2010, ele terminou em segundo no Campeonato Italiano de GT. Seu antigo companheiro na Audi R8 LMS foi Filipe

Albuquerque que atualmente é piloto da fábrica Audi na DTM. Como piloto de teste e piloto reserva, Marco Bonanomi tem um papel fundamental no desenvolvimento do R18 TDI. Bonanomi mora em Colle Brianza, ao norte de Milão.

Ø  Timo Bernhard (30/D), Audi R18 TDI #1 (Audi Sport Team Joest)

•  Conquistou sua primeira vitoria na Le Mans ano passado

•  Concorreu o classico de 24 horas pela Audi pela terceira vez

“Pela primeira vez estamos concorrendo em Le Mans com um carro número 1. Ano passado, viajamos para Le Mans mais ou menos como um azarão. Este ano seremos a marca de referência. O foco somos nós e nós somos os caçados, e é exatamente o que queremos ser. Já faz dez anos que eu concorri a minha primeira Le Mans, e isso foi em Nürburgring. No entanto, apesar de toda a experiência, o jogo começa do zero a cada vez. Este ano, espero uma acirrada corrida entre a Audi e a Peugeot. Estamos nas 24 Horas onde o menor erro pode ser crucial. Na Audi Sport e Team Joest, tenho um pelotão muito forte atrás de mim. Até o último minuto, a minha equipe, meus colegas e eu, continuamos a ser otimistas e a ajustar tudo. Ainda tivemos o pré-teste, em abril, que a Audi não teve nos dois últimos anos. Estamos viajando para a corrida mais importante do ano totalmente preparados”.

Ø  Romain Dumas (33/F), Audi R18 TDI #1

•  Como Timo Bernhard, Romain também celebrou uma vitória no ano passado em sua terceira corrida com a Audi na Le Mans

• Desde o ano passado, o piloto tem dado especial atenção aos seus compatriotas como o primeiro francês a vencer a Le Mans desde 1999.

“Estou indo para Le Mans com uma boa sensação. Todos os nossos testes foram bons. Desde a corrida em Spa, melhoramos novamente o set-up do R18 TDI. O carro está agora até mais fácil de dirigir. Gostaríamos muito de dar a Audi outra vitória. Eu também não me importaria de sentar nesse carro de novo. Em Le Mans encontraremos os mesmos rivais dos anos anteriores. Como nós, eles estarão competindo com novos carros. Será uma corrida difícil. O lema para sábado e domingo será: fique na linha e não cometa nenhum erro”.

Ø  Mike Rockenfeller (27/D), Audi R18 TDI #1

•  Viajou direto da corrida DTM em Spielberg para Le Mans

•  Como Marcel Fässler, está concorrendo duas corridas nas 24 Horas dentro de duas semana para a Audi em Le Mans e Nürburgring

• Estará competindo para a Audi em seis semanas consecutivas de corrida

“Obviamente, é muito legal correr na Le Mans com o carro número 1, mas faz apenas uma única diferença comparado a corridas anteriores. É verdade que a pressão de ter que ganhar essa corrida deixou de existir. Mas isso não muda em nada no que diz respeito a competitividade em 2011. Estou ansioso sobre quão acirrada a competição será. Até o line-up da Audi com seus nove pilotos será balanceado. Estou incrivelmente excitado com Le Mans, estamos muito bem preparados. O momento mais importante é sempre quando o sol brilha na manhã de domingo. Se você superou bem a noite e está correndo numa posição promissora, você está caminhando para um emocionante final”.

Ø  Marcel Fässler (34/CH), Audi R18 TDI #2

• Está competindo em três corridas das 24 Horas para a Audi em Le Mans, Nürburgring, Spa-Francorchamps

•  Depois de Le Mans dividirá o cockpit com Timo Bernhard no restante das corridas ILMC

“Le Mans será ótima novamente esse ano. No nosso último teste, duas semanas antes, demos outro passo adiante. Comparado ao ano passado, há várias diferenças. Além do Audi R18 TDI ser um novo carro, tivemos nossa primeira experiência com ele no pré-teste da Le Mans, em abril. Esse é o motivo de estarmos indo com diferentes pré-requisitos dessa vez. Eu já andei muitos kilomêtros com o R18 TDI. Acho que este ano, será mais importante dirigir rápido e sem cometer pequenos erros. Comparado ao ano passado, que tínhamos um carro número 2,  é possivel melhorarmos”.

Ø  André Lotterer (30/D), Audi R18 TDI #2

• Concorre a Le Mans pela terceira vez

•  Passou o tempo antes da corrida no Sul da França e na Bélgica

“Me preparei muito bem fisicamente para a Le Mans este ano. Depois de uma vitória na Fórmula Nippon, decidi não correr no Japão novamente, no final de semana anterior a Le Mans. Ao contrário, concentrei toda minha energia para ter sucesso com a Audi. Depois do teste passei um tempo no sul da França com o meu colega de equipe Benoît Tréluyer. Aproveitei a natureza, pedalando na Bélgica, para recarregar as baterias. Foi de grande valia viver minha vida do jeito que eu gosto nessa importante fase que antecede uma corrida. O carro é rápido e aprendemos bastante em abril”.

Ø  Benoît Tréluyer (34/F), Audi R18 TDI #2

•  Natural de Alençon, a 50 km ao norte de Le Mans

•  Como André Lotterer, concorre apenas pela segunda vez pela Audi

“Estamos chegando em Le Mans super preparados. Nossos testes foram finalizados corretamente e estamos indo para a corrida com um bom sentimento. Nos familiarizamos muito com o R18 TDI. Externamente, o corpo do carro é a grande diferença para os fãs. É claro que nós pilotos temos de nos adaptar a isso também. Mas a maior diferença para o R15 TDI é que o carro é mais fácil de dirigir. Essa é uma grande vantagem para essa corrida de endurance. Estamos enfrentando a semana mais difícil de 2011. Ano passado, foi o momento de aprende como novo integrante da equipe. Seria ótimo se pudéssemos melhorar uma posição nos resultados finais este ano”.

Ø  Dindo Capello (46/I), Audi R15 TDI #3

•  Tem três vitórias nas 24 Horas de Le Mans

• Completou 47 anos cinco dias antes da corrida

“O nível de empolgação com a melhor corrida do ano aumenta constantemente. No último teste com o R18 TDI demos outro passo adiante. O carro agora é mais fácil de dirigir em altas velocidades. Como sempre, a semana em Le Mans será longa”.

Ø  Tom Kristensen (43/DK), Audi R18 TDI #3

•  Com oito vitórias, em apenas 14 corridas, é recordista de títulos desde 1923, quando a prova teve início

•  Está concorrendo como companheiro de equipe de Dindo Capello e Allan McNish pela sexta vez em uma categoria

“Le Mans é a corrida mais importante no calendário e todos os anos os objetivo da Audi permanece o mesmo: lutar pela vitória. Com o novo Audi R18 TDI, essa edição promete ser excitante. Durante cada semana que dirigimos esse carro, conseguimos melhorar. Os testes foram muito bons, o que nos dá uma boa sensação antes da corrida. A Audi Sport realizou um trabalho fantástico. Agora cabe ao time, e aos pilotos , usar deste potencial na corrida. Ano passado, um pequeno desentendimento nos tirou a vitória. Para este ano, esperamos uma corrida perfeita. Estamos dispostos a dar tudo de nós”.

Ø  Allan McNish (41/GB), Audi R18 TDI #3

•  Primeira vitória em Le Mans 13 anos atrás

•  Tem sua 30ª temporada na corrida este ano  (incluindo sua equipe de corrida de Kart)

“Desta vez, Le Mans será ainda mais difícil por uma série de questões. No teste oficial, em abril, os cinco carros top estavam com apenas um segundo de diferença, em uma distancia de 13,6 km. Acho que o ritmo da Audi a da Peugeot, em classificação e na corrida, será bem similar. Isso significa que temos de lidar com os pit-stops de uma maneira segura e precisa para uma boa estratégia de corrida. O tempo das voltas é crucial, e tambem a eficiência do uso do combustível e dos pneus. Desde novembro, estamos fazendo testes e focando no tempo das voltas e na durabilidade. No dia do teste, fomos o primeiro e segundo, e conquistamos o terceito lugar na corrida de estreia do Spa”.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.