Pneus serão um desafio no GP de Cingapura

terça-feira, 12 de setembro de 2023 às 16:04

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT  

“As etapas finais desta longa temporada, levando a Fórmula 1 a três continentes e 16 fusos horários diferentes, começam em Cingapura neste fim de semana. Esta foi a primeira corrida a ser realizada sob luz artificial: uma ideia que mais tarde foi seguida, em diferentes níveis, por outros locais. Do ponto de vista técnico, Marina Bay é um típico circuito de rua: muito sinuoso (com 19 curvas, muitas delas de 90 graus) e um pouco travado. Como resultado, mesmo um pequeno erro pode custar caro, enquanto o layout da pista também significa que os carros executam um alto nível de pressão aerodinâmica. Este ano, o circuito ganha um novo visual, devido a algumas obras na área de Marina Bay: a parte da pista que antes estavam as curvas de 16 a 19 nos anos anteriores, agora é apenas uma única reta, com quase 400 metros de comprimento. Essa mudança tornará a pista mais rápida; em primeiro lugar, porque a duração total da volta é agora inferior a cinco quilômetros e, em segundo lugar, porque o traçado se tornou muito mais fluido. Vamos esperar para ver se essa mudança tem efeito nas estratégias, porque, pelo menos em teoria, poderia criar uma oportunidade de ultrapassagem – em uma pista marcada por dificuldade para ultrapassagens, a menos que você tenha um carro muito mais rápido.”

“Esta pista não coloca um estresse especial nos pneus em termos de carga, mas os pneus traseiros precisam ser cuidadosamente gerenciados durante a fase de tração ao sair de curvas lentas. As temperaturas costumam ser constantemente altas, já que Cingapura fica próxima a Linha do Equador. Isso aumenta o risco de superaquecimento não apenas para os pneus, mas também para todo o conjunto envolvido na disputa, incluindo os mecânicos e, claro, o piloto!”

OS PNEUS NA PISTA

• Como tem acontecido em todos os circuitos de rua este ano, a Pirelli trará o trio de compostos mais macios para Cingapura: C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.

• O GP de Cingapura acontece à noite, a partir das 20h (horário local). A umidade intensa, as altas temperaturas e a retenção de calor devido às paredes que revestem a pista tornam esta uma corrida fisicamente exigente para os pilotos.

• O traçado foi modificado este ano, com o trecho da pista entre as curvas 16 e 19 agora se tornando uma reta com cerca de 397 metros de comprimento. Isso significa que o número de curvas cai de 23 para 19, enquanto o comprimento total de voltas agora é de 4.940 metros (em comparação com 5.063 anteriormente). A corrida foi ampliada para 62 voltas: uma volta a mais do que no ano passado.

• Há muitos “aspectos urbanos” das vias públicas que compõem o circuito de Marina Bay, como linhas brancas pintadas e bueiros, o que pode afetar os níveis de aderência: especialmente se chover.

• Uma estratégia de parada única é o caminho claro a seguir, até porque o tempo de perda de pit stop de cerca de 28 segundos é o mais alto da temporada, junto com Ímola. O composto mais duro disponível é normalmente o pneu de corrida principal, se permanecer sem chuva.

• Como em outras pistas de rua, a posição no grid costuma ser crucial para um bom resultado, dadas as limitadas oportunidades de ultrapassagem. A classificação tende a ter uma forte influência no resultado final.

• No ano passado, a largada da corrida foi adiada em uma hora devido a uma tempestade que atingiu Marina Bay poucos minutos antes da formação do grid. Os carros começaram a corrida com pneus intermediários e depois mudaram para médio e macio – com um Safety Car Virtual também influenciando a estratégia.

• A primeira edição do GP de Cingapura foi realizada em 2008. Desde então, foi disputado mais 12 vezes na pista de Marina Bay, sem corridas realizadas em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19. Foram cinco vencedores diferentes no total: Sebastian Vettel (cinco vitórias), Lewis Hamilton (quatro), Fernando Alonso (duas), e Nico Rosberg e Sergio Perez, com uma vitória cada.
• As equipes com mais vitórias são Mercedes e Red Bull, com quatro cada, enquanto a Ferrari cravou o maior número de pole positions: seis.

AS - www.autoracing.com.br

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