Pneus macios detonaram Aston Martin na Espanha

segunda-feira, 5 de junho de 2023 às 14:19

Mike Krack

Com uma expectativa exagerada de uma potencial 33ª vitória de Alonso, muitos esperavam que a Aston Martin lutasse pelo pódio na Espanha. No entanto, aconteceu o oposto, resultando em um P6 e P7 para a equipe.

A Aston Martin admite que não tem certeza de por que seu ritmo durante o primeiro stint do GP da Espanha de Fórmula 1 foi inferior a seus rivais.

Ao longo das primeiras seis corridas, a Aston Martin foi a rival mais próxima da Red Bull. Alonso, especialmente, garantiu vários pódios.

No entanto, a equipe de Silverstone lutou na corrida do último fim de semana em Barcelona – conseguindo apenas um P6 e P7.

Alonso danificou seu assoalho durante o Q1 na curva 14 no sábado, prejudicando suas chances de classificação para o topo do grid. Mas a equipe conseguiu reparar o assoalho quase totalmente nos intervalos do Q1 para o Q2 e depois do Q2 para o Q3. Mas no Q3 Alonso errou na curva 10 e isto fez o espanhol largar em oitavo para a corrida de domingo.

No entanto, a corrida não seria boa para a Aston Martin. Tanto Lance Stroll quanto Alonso seriam facilmente ultrapassados pelos pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell.

O primeiro stint prejudicou toda a corrida

O chefe da equipe, Mike Krack, acredita que o stint inicial com o pneu macio foi um grande golpe para eles na corrida de domingo. Todo o top 10 – exceto Max Verstappen – optou pelo pneu macio.

Ao longo da temporada, o pneu macio não foi usado, já que todas as corridas foram de apenas uma parada entre pneus médios e duros.

O chefe da equipe Aston Martin foi questionado o que havia ocorrido com o ritmo do carro. O homem de 50 anos respondeu:

“Há uma pequena decepção com o nosso ritmo, especialmente no primeiro stint com os pneus macios.”

“Em comparação com alguns de nossos adversários diretos, não tínhamos ritmo, honestamente. E precisamos realmente entender o porquê, porque a diferença foi bastante substancial no começo.”

Krack descreveu outros carros “passando por cima” deles, já que outras equipes, como a Mercedes, conseguiram tirar o máximo proveito do pneu macio.

Os pilotos da Mercedes, Hamilton e Russell, conseguiram estender significativamente sua primeira passagem com o pneu macio. Stroll e Alonso fizeram as primeiras paradas nas voltas 14 e 19, respectivamente, enquanto Hamilton e Russell estenderam suas primeiras passagens para as voltas 24 e 25.

Classificação não importa

Ainda que a Aston Martin não tenha feito o melhor treino classificatório – com Stroll em P5 e Alonso em P8, Krack acredita que isso não importou.

“Acho que se tivéssemos largado em P2, por exemplo, teria sido muito difícil manter a Mercedes atrás nesta fase inicial da corrida, as primeiras 15 voltas”, explicou. “Acho que às vezes éramos cinco a seis, ou até sete décimos mais lentos. E isso é algo que precisamos entender.”

“Acho que fomos muito fortes no final com os pneus duros. Mas a essa altura o estrago já estava feito. Embora eu ache que não devemos chamar isso de dano. Terminamos com os dois carros em alta e marcamos 14 pontos. Então, não é um drama.”

Com a exibição abaixo da média em Barcelona, a Aston Martin agora se encontra em P3 no campeonato de construtores. A Mercedes conseguiu ultrapassar a equipe de Silverstone após um impressionante pódio duplo.

Foi um final de semana decepcionante para a equipe, que trouxe algumas atualizações que que eram para Imola. A equipe dividiu as atualizações entre Mônaco e o GP da Espanha.

AS - www.autoracing.com.br

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