Pneus do meio da gama para Monza na Fórmula 1

sexta-feira, 4 de setembro de 2020 às 8:00

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

Em Monza, o “Templo da Velocidade”, a mesma seleção de pneus foi feita como no ano passado: C2 como o P Zero branco duro, C3 como o P Zero amarelo médio e o C4 como o P Zero vermelho macio. Estes são os pneus que ficam bem no meio da gama da F1 da Pirelli, que cobre um amplo espectro de condições.

Esta escolha foi feita para adequar às variadas características de Monza. Além de suas famosas retas, há algumas seções mais lentas e técnicas que foram adicionadas à icônica pista italiana ao longo dos anos para tentar conter as velocidades médias.

Assim como a Bélgica, Monza é outra corrida cuja data original de 2020 não foi movida e a experiência passada mostrou que pode ser extremamente quente nesta época do ano, no final do verão italiano.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

Monza é um dos clássicos do calendário da Fórmula 1, onde velocidades máximas próximas a 360 km/h são vistas graças às equipes que competem com o mínimo de pressão aerodinâmica para evitar o arrasto nas retas. A compensação é que há menos aderência aerodinâmica nas curvas, o que significa que os carros então têm que confiar mais na aderência mecânica dos pneus. Com menos pressão empurrando para baixo sobre eles, os pneus são mais suscetíveis a deslizar, o que aumenta o desgaste.

Se o clima não estiver quente, outro efeito das retas longas e rápidas em Monza é esfriar os pneus, o que significa que eles podem não estar na temperatura correta para as próximas curvas.

A corrida do ano passado foi vencida com uma estratégia de uma parada, com Charles Leclerc selando uma vitória popular em casa para a Ferrari. Leclerc, que largou da pole, foi o único piloto a escolher uma estratégia de macio para duro: os outros de uma parada foram todos para um plano macio para médio.

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, que parou duas vezes, terminou menos de um segundo atrás de Leclerc, portanto, uma variedade de estratégias é claramente possível na corrida italiana.

O recorde geral da volta de 1min19s119 foi estabelecido por Kimi Raikkonen no treino classificatório com a Ferrari há dois anos.

No entanto, a volta mais rápida em Monza ainda remonta a 2004, cortesia do piloto Rubens Barrichello, da Ferrari. Esta poderia ser a temporada em que aquela marca de 16 anos finalmente é quebrada?

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Pela primeira vez na história, embarcamos em dois fins de semana consecutivos de Fórmula 1 na Itália: cada um com indicações diferentes de pneus. Ao contrário de Mugello, Monza é muito conhecida, com as equipes tendo muitos dados relevantes desses mesmos compostos que foram usados no ano passado. No entanto, os carros agora são muito mais rápidos e o clima também pode ser um ponto de interrogação. Muitas vezes é quente e seco, mas também teve chuva nos últimos anos. Estratégias de uma parada ou de duas podem funcionar, mas ao contrário do ano passado, os pilotos agora têm uma alocação fixa de pneus que tem um efeito direto na estratégia, influenciando quais compostos eles têm disponíveis para a corrida. No entanto, essa alocação foi projetada para dar aos pilotos o máximo de oportunidades possíveis para que eles possam usar os pneus que querem no dia da corrida”.

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

O Campeonato Mundial de Rally finalmente recomeça durante o mesmo fim de semana do Grande Prêmio da Itália visitando a Estônia pela primeira vez. A partir do ano que vem, a Pirelli se torna a única fornecedora para o campeonato. O norueguês Andreas Mikkelsen está realizando uma campanha de testes privada para a Pirelli em um Citroën C3 WRC.

O GT World Challenge, fornecido exclusivamente pela Pirelli, está em Nürburgring, na Alemanha, neste fim de semana, para uma corrida de seis horas que compõe o terceiro round. Outra competição onde a estratégia de pneus é fundamental.

Mais uma vez, Monza recebe a Fórmula 2 e a Fórmula 3, como tem sido o caso em todos os Grandes Prêmios até agora este ano.

Além de fabricar pneus para os carros mais rápidos do mundo, a Pirelli também fabrica pneus para aqueles que são menos rápidos: a empresa italiana recentemente relançou pneus para o clássico Fiat 500 como parte da linha Pirelli Collezione.

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