Pirelli volta para casa com três compostos no meio da gama

sexta-feira, 22 de abril de 2022 às 8:00

OS PNEUS NA PISTA

 A Fórmula 1 retorna a Ímola, uma das duas corridas caseiras da Pirelli (ao lado de Monza), com os pneus C2, C3 e C4 indicados para o GP da Emília-Romanha como P Zero Branco duro, P Zero Amarelo médio e P Zero Vermelho macio, respectivamente. Esta é a mesma nomeação que foi feita para Ímola no ano passado, embora os compostos sejam, obviamente, diferentes com a última geração de pneus de 18 polegadas.

 Os pneus são totalmente novos, mas a pista de Ímola está exatamente como no ano passado: estreita e com uma sensação “à moda antiga”. O asfalto data de 2011, o que faz a superfície de 11 anos ser razoavelmente abrasiva. É por isso que não vemos o mesmo intervalo entre médio e macio que tivemos na Austrália há algumas semanas: a superfície mais “madura” em Ímola gera mais aderência e, portanto, mais calor nos pneus, exigindo um composto mais macio e robusto.

 As forças que atuam nos pneus são geralmente iguais entre laterais e longitudinais, tornando a pista fluida, fazendo com que os pilotos precisem encontrar um bom ritmo. É particularmente importante obter uma boa tração na última curva, a Rivazza, para entrar bem na reta de largada/chegada antes de uma área de forte frenagem na primeira curva: um ponto-chave de ultrapassagem.

 Ímola marca a primeira sessão de corrida sprint de classificação no ano, com regras ligeiramente revisadas em relação ao ano passado, incluindo mais pontos a serem distribuídos. A partir de 2022, a pole position será registrada ao piloto que for mais rápido na sessão de classificação de sexta-feira – e este piloto receberá o Pirelli Pole Position Award. As regras de pneus são as mesmas dos eventos de sprint do ano passado. Em vez de ter 13 jogos de pneus para um fim de semana convencional, haverá apenas 12 jogos. Estes consistem em dois conjuntos de P Zero Branco duro, quatro conjuntos de P Zero Amarelo médio e seis conjuntos de P Zero Vermelho macio. Além disso, as equipes terão até seis conjuntos de Cinturato Verde intermediários e três conjuntos de pneus Cinturato Azul de chuva disponíveis em caso de tempo chuvoso.

Mario Isola, diretor de esportes: “Ímola é uma pista desafiadora e à moda antiga, onde as ultrapassagens podem ser complicadas, também porque o circuito é bastante estreito em alguns trechos. Portanto, a estratégia provavelmente se concentrará em evitar o tráfego e, efetivamente, as equipes começarão do zero aqui em termos de conhecimento de pneus – já que os compostos são completamente diferentes este ano, e a corrida do ano passado também começou com os pneus de chuva, antes de ser interrompida por um longo período de bandeira vermelha. De um modo geral, Ímola é uma pista de severidade média para os pneus e é um local que é usado com bastante frequência. Isso significa que podemos ver um pouco menos de evolução da pista do que estamos acostumados em outros circuitos, considerando que a pista já está bem emborrachada: a primeira rodada do GT World Challenge, equipado com Pirelli, aconteceu em Ímola no mês passado, o que nos deu alguns dados úteis. Estes são apenas alguns dos fatores que as equipes terão de levar em conta na hora de estabelecer a estratégia de pneus para a primeira sessão de corrida sprint de classificação do ano: outra estreia para a temporada 2022”.

Fórmula 2 terá corridas de apoio em um GP de Fórmula 1 em Ímola pela primeira vez desde 2006, quando o campeonato era conhecido como GP2. Os pneus P Zero Amarelo médio e P Zero Roxo supermacios foram indicados. Esta será a estreia do supermacio revisado para 2022, apresentando otimizações para melhorar a resistência. Cada piloto tem cinco conjuntos de pneus slick (três médios e dois macios) para usar durante o fim de semana, com uma corrida de sprint de 25 voltas imediatamente após a sprint da Fórmula 1 no sábado e uma corrida de 35 voltas no domingo de manhã.

Esta será a primeira vez que o moderno campeonato de Fórmula 3 será disputado em Ímola. O composto P Zero Amarelo médio é o único pneu indicado pela primeira vez nesta temporada, com os pilotos tendo quatro conjuntos para usar no fim de semana. A corrida sprint acontece no sábado de manhã e a corrida longa no domingo de manhã.

FÓRMULA 2 E FÓRMULA 3

Na semana passada, um teste de temporada ocorreu em Barcelona com os pneus duros e macios da Fórmula 2: a mesma indicação para as corridas no circuito espanhol no próximo mês. No intervalo desde a primeira rodada no Bahrein, dois testes de F3 também foram realizados em Jerez e Barcelona,​​ambos usando o pneu duro.

WRC

O Rali da Croácia, a terceira etapa do WRC, acontece no mesmo fim de semana de Ímola: a primeira prova de asfalto puro do campeonato, para a qual estão disponíveis os pneus P Zero duros e macios. A versão mais recente do pneu duro foi testada no primeiro dos três testes de desenvolvimento da temporada deste ano, que ocorreram com a Toyota na Croácia antes do início do rali.

RALI HISTÓRICO

O novo pneu Pirelli P7 Corsa Classic D3B para carros de rali históricos fez sua estreia no rali Costa Smeralda na Sardenha recentemente. Este é um pneu de composto duro para asfalto seco, construído para alguns dos carros mais emblemáticos da época de ouro do esporte, como o Lancia Delta. O bicampeão mundial Miki Biasion ajudou a lançar o novo produto.

FERRARI CHALLENGE

O Ferrari Challenge, também equipado exclusivamente pela Pirelli, continuou com uma de suas rodadas mais famosas na América, em Daytona. Os vencedores incluíram Manny Franco (Trofeo Pirelli) e Brian Kaminskey (Coppa Shell), de um conjunto de mais de 60 carros.

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