Pirelli revoluciona os pneus da F1 em 2013

domingo, 27 de janeiro de 2013 às 10:10

Pneus Pirelli de Formula 1

A Pirelli começa a temporada 2013 da Fórmula 1 com uma revolução completa na linha P Zero para tempo seco e na linha Cinturato para tempo úmido. Esses novos pneus foram desenvolvidos de acordo com os desejos e as regras da agência reguladora mundial do automobilismo, a FIA. As evoluções mais recentes beneficiam os compostos, que se tornaram mais macios, as estruturas, mais flexíveis, e a coroa, que foi reforçada.

O objetivo de todas essas inovações, que funcionam juntas, é melhorar o desempenho e aumentar a degradação térmica, para garantir pelo menos dois pit stops por prova e abrir mais opções estratégicas para todas as equipes.

As laterais também têm aparência diferente, com cores mais imediatamente chamativas e uma marcação totalmente nova: laranja, que substitui o prata do ano passado na indicação do composto mais duro.

“A temporada 2013 continua com a filosofia adotada pela Pirelli no ano passado de evoluir a linha original 2011 de pneus para a Fórmula 1″, comenta Paul Hembery diretor de automobilismo da Pirelli. “A meta é definir continuamente novos desafios para os pilotos e garantir que todas as equipes comecem a nova temporada no mesmo nível de competição com relação aos pneus. Ao acumular mais informações com cada prova no ano passado, as equipes acabaram entendendo completamente os pneus, depois de um início espetacular com sete vencedores diferentes nas sete primeiras provas. O resultado ao final do ano foi ter corridas com menos competição e, às vezes, apenas um pit stop. Este fenômeno também foi observado em 2011, decepcionando muitos torcedores e levando algumas equipes a nos pedir para continuar desenvolvendo ainda mais nossos pneus este ano, para dar um desafio novo com algo diferente. Nossa linha 2013 de pneus inova mais uma vez para ajudar nas ultrapassagens e garantir dois ou três pit stops por prova.”

Simulações em Computador e Milhares de Quilômetros de Teste

O desenvolvimento das linhas P Zero e Cinturato 2013 incluiu milhares de simulações computadorizadas realizadas pelos engenheiros da Pirelli ao longo da temporada de 2012, usando um sofisticado software preditivo. Tais simulações, respaldadas por testes dos compostos em laboratório, foram integradas a dados coletados durante as provas e os sete mil quilômetros percorridos durante cinco testes privados com o Renault R30. O carro de teste da Pirelli foi pilotado por Jaime Alguersuari e Lucas Di Grassi em Jerez, Spa, Barcelona (por duas temporadas) e Paul Ricard (para teste em tempo úmido).

A estreia da nova linha 2013 de pneus Pirelli será no primeiro teste da Fórmula 1 em Jerez, no início de fevereiro.

Maiores Temperaturas, Laterais Mais Macias, Melhor Desempenho

A característica que define os pneus Pirelli para Fórmula 1 em 2013 são os compostos mais macios, que permitirão atingir temperaturas máximas mais rapidamente e completar voltas em aproximadamente 0,5 segundo menos do que no ano passado.

A acelerada evolução da tecnologia de pneus da Pirelli permitiu que o novo pneu duro – o PZero Laranja – seja aproximadamente equivalente em maciez ao composto médio do ano passado. O efeito disso é uma degradação térmica mais rápida, ao mesmo tempo em que a janela de pico de desempenho do pneu foi ampliada. A tração também melhorou, o que se traduz em voltas mais rápidas, especialmente nas saídas das curvas e em áreas de tração combinada, da frenagem à aceleração e vice-versa.

A brecha de desempenho entre os diferentes compostos agora é de mais de 0,5 segundo por volta, ao contrário do ano passado, quando ela frequentemente era menor, particularmente na segunda metade da temporada. A degradação térmica mais rápida e uma maior brecha de desempenho entre os compostos estimularão a ultrapassagem durante toda a prova.

11 Conjuntos de Pneus Secos por Carro Designados com Código de Barra

Os pneus da Fórmula 1 são projetados nos laboratórios da Pirelli em Milão e produzidos em uma fábrica dedicada em Izmit, na Turquia. Depois de passarem pelo controle de qualidade e outras verificações, são enviados ao centro de logística da Pirelli em Didcot (Reino Unido), de onde são enviados para os diferentes circuitos. Mais uma vez, cada carro de Fórmula 1 terá 11 conjuntos de pneus disponíveis para o fim de semana, compostos por seis conjuntos dos compostos mais duros e cinco dos mais macios. No total, a Pirelli leva cerca de 1800 pneus a cada prova.

Os pneus são alocados aleatoriamente a cada equipe, de acordo com os regulamentos da FIA, através do uso de códigos de barra. Os oficiais da FIA designam os pneus às equipes, sem envolvimento da Pirelli neste processo. Cada pneu tem um código de barra embutido em sua lateral antes mesmo do processo de vulcanização, que atua efetivamente como ‘passaporte’ do pneu.

A equipe da Pirelli na pista mais uma vez será composta por cerca de 55 pessoas neste ano, incluindo montadores, pessoal de logística, equipe de hospitalidade e engenheiros. Como sempre, cada equipe terá seu próprio engenheiro dedicado da Pirelli.

EB - www.autoracing.com.br

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