Pirelli responde preocupação de Russell

terça-feira, 20 de junho de 2023 às 10:06

George Russell

A Pirelli deu uma resposta à “preocupação” de George Russell com o banimento dos cobertores elétricos de pneus na Fórmula 1 em 2024.

O piloto da Mercedes alegou que talvez seja cedo demais para utilizar os pneus “em um cenário de corrida” após participar do teste em Barcelona.

Apesar de ter sido um bom circuito para avaliar a performance dos pneus em um ambiente de alta velocidade e grande estresse, Russell acredita que as condições não foram representativas do que os pilotos vão experimentar no ano inteiro.

Entretanto, Simone Berra, engenheiro da Pirelli, disse que a companhia não tem nenhuma preocupação com seus dados e sugeriu que os pilotos devem adaptar seus estilos.

“Em termos de segurança, eu não vejo nenhum risco específico nos dados. Você precisa mudar seu estilo de pilotagem na primeira volta, com certeza”, declarou ele à mídia.

“Os pilotos terão de adaptar seu estilo, até mesmo para proteger os pneus porque você pode gerar granulação se forçar demais nas primeiras curvas sem que eles estejam adequadamente aquecidos”.

“Eu certamente respeito a opinião dos pilotos, mas acredito que haverá diferenças comparando com os produtos antigos e todo o gerenciamento de pneus”.

Uma decisão final sobre o banimento dos cobertores será tomada por FIA, F1 e as equipes depois de mais um teste em Silverstone e o relatório da Pirelli.

Russell disse que ficaria “muito preocupado” com seus mecânicos durante um pit-stop e alegou que “haveria acidentes, eu não tenho dúvida” sem os cobertores.

Ele não foi o único piloto a expressar preocupação, com o companheiro de equipe Lewis Hamilton também considerando a mudança “perigosa”.

A Pirelli acha que sua construção pode ser usada em um cenário de corrida, considerando que os pneus foram projetados para aquecer mais rapidamente do que a especificação atual.

“Nós consideramos os pneus adequados para corrida, caso contrário eles não seriam submetidos à avaliação”, explicou Berra.

“Obviamente, pode ser mais complicado aquecer os pneus em temperaturas mais baixas, mas eu creio que é apenas uma questão de fazer a primeira parte da volta”.

Os dados dos testes apontam que é possível aquecer os pneus no primeiro setor inicial até que eles alcancem as mesmas temperaturas dos atuais, de acordo com Berra.

“Nos primeiros setores, nós podemos ver muito mais diferença comparado aos outros porque o segundo e o terceiro têm tempos similares com o uso dos cobertores. É realmente apenas uma questão de gerenciar as primeiras curvas e ser cauteloso”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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