Pirelli promete incertezas para a temporada 2013 da Formula 1

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 às 14:55

Pneus Pirelli de Formula 1

Os fãs da Formula 1 estão esperando mais “incertezas” em 2013 graças aos agressivos pneus novos Pirelli, mas a empresa descarta uma repetição do cenário do ano passado, quando tivemos sete vencedores diferentes nas sete primeiras corridas.

A Pirelli organizou um evento de pré-visualização 2013, em sua sede de Milão na quinta-feira para falar sobre seus planos para a próxima temporada, que incluem novas construções e novos compostos.

A fabricante de pneus italiana acredita que o seu esforço deve resultar em corridas mais espetaculares, e garantir que não haja repetição de corridas do tipo “procissão” que marcaram uma série de eventos no segundo semestre de 2012.

O presidente da Pirelli Marco Tronchetti, disse que sua empresa trabalhou duro para satisfazer o desejo de equipes que estavam preocupadas com a direção que as corridas com uma só parada estavam tomando.

“Foi pedido que proporcionássemos mais incertezas e mais desempenho”, disse Tronchetti. “Incerteza significa que as equipes têm que encontrar o acerto ideal e os pilotos têm que usar o pneu corretamente.”

“Como na temporada passada, nas primeiras cinco ou seis corridas, os pilotos não estavam usando os pneus no máximo, mas no final eles estavam muito bem.”

“As equipes nos pediram para fazer algo diferente, porque de outra forma os pilotos poderiam utilizar um conjunto para a corrida inteira. Esta incerteza é algo que as equipes pediram.”

Os pneus de 2013 da Pirelli serão mais macios do que os do ano passado, com o novo composto duro sendo equivalente ao médio do ano passado.

Em termos mais específicos, as paredes laterais dos pneus serão mais macias e os ombros mais fortes. O objetivo desta mudança de projeto é entregar uma degradação térmica mais rápida, mas uma janela operacional mais ampla.

Os pneus também vão entregar uma tração melhor.

Haverá também uma diferença maior de desempenho entre os compostos, cerca de 0,5 segundo por composto.

A Pirelli também ajustou a cor das paredes laterais do composto duro para torná-lo mais visível. Ao contrário da cor prata do ano passado, agora será laranja.

Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, acredita que as mudanças vão ser boas para as corridas, mas não vai tornar as coisas tão imprevisíveis como foram no início de 2012.

“É ilusão imaginar que teremos sete vencedores diferentes em sete corridas novamente”, disse ele. “Mas eu acho que vai ser uma temporada ‘estranha’.”

“Se você conversar com as equipes, alguns já estão pensando em 2014 e fazendo enormes investimentos nos novos carros e motores.”

“Vai ser o caso de usar as primeiras corridas para determinar o nível de investimento – e, se as equipes sentirem que estão no caminho certo, vão continuar a desenvolver. Se não, eles vão cair fora e colocar todos os seus recursos em 2014.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.