Pirelli: Pneus mais largos ajudariam a revigorar a Formula 1

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015 às 10:21

Pneus traseiros largos dos anos 70

A Pirelli, fornecedora de pneus da Fórmula 1, acredita que o retorno dos pneus mais largos nos próximos anos ajudará a revitalizar a categoria.

“Tivemos discussões com Charlie (Whiting, diretor de prova da F1) sobre isso, e nós sempre dissemos que estamos abertos a fazer o que a categoria precisa”, declarou Paul Hembery, diretor de competição da Pirelli, ao site Autosport.

“Pneus mais largos? Seria uma atração. Acho que, olhando as imagens dos carros dos anos 70, não é tão extremo que você pensa que é um dragster, mas você pensa ‘uau, veja isso'”.

“No momento, os pneus são muito pequenos de muitos pontos de vista. Estamos abertos a essa discussão – só precisamos ser avisados com alguma antecedência. Porém, vamos fazer o que for necessário para deixar a categoria como ela precisa ser”.

Apesar dos dirigentes da Fórmula 1 estarem dispostos a fazer alterações nos carros – como aumentar a pressão aerodinâmica e ajustar o design das carenagens – já para o próximo ano, Hembery acha que uma mudança nos pneus só poderia ocorrer na temporada posterior.

“Para 2016, seria bastante difícil de conseguir”, disse ele. “Precisaria ser em 2017. Também há uma lógica nisso, porque nosso contrato termina no final de 2016. Então, se houver uma renovação, tudo deveria se combinar”.

Os pneus atuais da Fórmula 1 têm uma largura de 245 mm (dianteiro) e 325 mm (traseiro). Hembery acredita que uma boa meta seria um aumento que deixasse os traseiros maiores do que 400 mm.

“Eu adoraria ficar acima dos 400 mm – porque parece melhor. É como se tivermos 1000 hp – isso também seria ótimo. Creio que existe um elemento de nossa categoria que precisa trazer alguns números grandes de volta”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.