Pirelli insiste que mudança nos pneus não é contra regulamento da F1

sexta-feira, 17 de maio de 2013 às 14:01

Pneu Pirelli

A Pirelli desmentiu os rumores de que as modificações que serão efetuadas nos pneus seriam contra o regulamento da F1 ou que penalizarão algumas equipes. A fornecedora de pneus anunciou, no começo desta semana, que iria fazer algumas pequenas mudanças na estrutura dos compostos de 2013 a partir da corrida de Montreal, para tentar diminuir a quantidade de paradas nos boxes e a fragilidade da borracha. A decisão da Pirelli veio depois de que o dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, sugeriu que a F1 “não tinha mais nada a ver com corrida de carros”, devido aos problemas de degradação encontrados no Grande Prêmio da Espanha.

Apesar da Pirelli ainda não ter anunciado quais seriam as principais mudanças, a decisão foi amplamente contestada por várias equipes. Eric Boullier, chefe da Lotus, expressou sua frustração com o fato de que algumas delas poderiam ser prejudicadas por terem se adaptado melhor aos compostos deste ano, com a Ferrari dizendo que não entende porque deve “se envergonhar” de ter  feito um trabalho mais eficiente quando se trata de estratégias de pneus, enquanto que a Red Bull “só faz reclamar”.

Algumas equipes também questionaram a legalidade do ato da Pirelli. O artigo 12.6.3 do regulamento técnico da F1 proíbe qualquer mudança nos pneus a não ser que haja uma unanimidade entre todas as equipes. O regulamento diz: “As especificações dos pneus serão decididas pela FIA até o dia 1° de setembro da temporada antecedente. Uma vez determinadas, as especificações não serão mudadas durante o campeonato sem a autorização de todos os participantes.”

Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli, sabe da desconfiança das equipes, mas disse que isso deve desaparecer quando elas perceberem o quão insignificantes serão as modificações.

“Está sendo até engraçado ver comentários que falam que isso mudará tudo na disputa do campeonato,” falou Hembery. “Ainda não sabemos o que vamos mudar, mas estamos fazendo de tudo para que o impacto seja o menor possível,” completou.

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.