Pirelli F1: Viva Las Vegas!

quinta-feira, 16 de novembro de 2023 às 11:40

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT  

“A Fórmula 1 retorna aos Estados Unidos pela terceira vez este ano, depois de Miami e Austin. E é com um dos GPs mais aguardados do ano, em Las Vegas, onde a principal categoria do Motorsport não é vista desde 1982. Esta será uma corrida incrível, pois todos os dias é dia de espetáculo em Las Vegas, e todos nós que trabalhamos na Fórmula 1 queremos fazer o tipo de show que é digno desta cidade incrível. 

Também será um grande desafio técnico para as equipes e para nós, já que vamos para esta corrida sem referências reais além da simulação. Ninguém pilotou no circuito de 6.120 metros de extensão da Las Vegas Strip antes. A pista só perde para Spa em termos de extensão total entre as praças do atual calendário, caracterizado por três retas e 17 curvas. O pavimento será uma mistura do asfalto habitual de rua, especialmente na própria Strip, além de outros trechos que foram completamente reasfaltados para a ocasião; adicionando outro elemento desconhecido. Não haverá corridas de apoio e a pista será aberta novamente ao tráfego normal por longos períodos do dia, o que significa que a superfície não ficará emborrachada como de costume, o que melhora a aderência. 

Esperamos que os carros venham com níveis bastante baixos de pressão aerodinâmica, semelhante a Baku ou mesmo Monza: atingir uma alta velocidade máxima será fundamental para ser competitivo. Todas as sessões acontecerão à noite, com temperaturas ambiente e de pista incomuns para um fim de semana de corrida, mais semelhantes aos encontrados quando os testes de pré-temporada costumavam ocorrer na Europa. Essas longas retas também dificultam o aquecimento dos pneus na classificação: o mesmo desafio visto em Baku, que provavelmente será mais evidenciado em Las Vegas. 

Pensando em tudo isso, selecionamos o trio de compostos mais macios para este fim de semana: C3, C4 e C5, que devem garantir boa aderência. As pressões mínimas dos pneus devem ser de 27 psi na frente e 24,5 psi na traseira, devido às baixas temperaturas esperadas, bem como ao layout da pista. Em condições frias, a diferença entre a pressão frias dos pneus e a pressão normal de funcionamento é muito reduzida – portanto, quando o carro está em movimento, a pressão dos pneus aumentará muito menos do que em outros circuitos devido às baixas temperaturas do asfalto. Como resultado, achamos que as pressões de corrida ainda serão menores do que em outros circuitos que são desafiadores para os pneus, como Baku, por exemplo. 

Assim, todos os elementos estão prontos para uma corrida extraordinária, repleta de surpresas e imprevisibilidade. Como diz o título do famoso filme de Elvis Presley… Viva Las Vegas!”. 

OS PNEUS NA PISTA

O fim de semana do GP de Las Vegas, em Nevada, usará C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio: a seleção mais macia de pneus da gama.

A primeira sessão de treinos livres acontecerá na quinta-feira, às 20h30, enquanto o TL2 acontece da meia noite de quinta à 1h de sexta-feira. O TL3 é na sexta-feira, às 20h30, com a classificação acontecendo da meia-noite à 01h de sábado. A corrida começa no sábado, às 22h, sempre no horário local.

O novo circuito de rua de Las Vegas é composto por 17 curvas e três retas, com duas zonas de DRS. A volta tem 6,12 quilômetros, com uma velocidade máxima estimada de 342 km/h. A linha de chegada é na esquina da Harmon Avenue com a Koval Lane, com o traçado se estendendo de Las Vegas Boulevard até a Sands Avenue, em uma corrida de 50 voltas.

Uma cerimônia de abertura está planejada para celebrar o retorno da Fórmula 1 a Las Vegas, a partir das 19h30 desta quarta-feira. Entre os artistas escalados estão Steve Aoki, Thirty Seconds to Mars, will.i.am e a trupe do Cirque du Soleil.

Mais de 30 variantes diferentes da pista de rua foram projetadas antes que o layout final fosse selecionado. A infraestrutura principal, incluindo o prédio dos boxes no formato do logo da F1, bem como o pit lane e o paddock foi construída em pouco mais de um ano.

A Fórmula 1 já correu em Las Vegas como a última etapa das temporadas de 1981 e 1982, com ambos os eventos chamados de Caesars Palace Grand Prix. Em cada ocasião, a corrida decidiu o campeonato: Alan Jones venceu o Grande Prêmio pela Williams em 1981, mas o título ficou com Nelson Piquet, da Brabham, enquanto a corrida do ano seguinte foi vencida por Michele Alboreto, da Tyrrell, com Keke Rosberg, da Williams, levando o campeonato (e a Ferrari vencendo a classificação de construtores).

O circuito Las Vegas Strip passa perto do The Sphere: uma estrutura esférica de 110 metros de altura que é completamente coberta por 1,2 milhão de painéis de LED. O prédio – o maior do mundo nesse estilo – abriga uma tela de 15.000 metros quadrados com resolução de 16K. Custando 2,3 bilhões de dólares, o The Sphere foi inaugurado no início de novembro com um show do U2: durante o fim de semana do GP, iluminará o circuito com uma reprodução do pneu Pirelli P Zero Elect, alternado com um logo da Pirelli. Uma animação personalizada da Pirelli também será vista no telhado do novo prédio que abriga os boxes e o Paddock Club.

Os pilotos que chegarem ao pódio usarão um boné Pirelli edição especial com tranças douradas e detalhes no estilo Stars and Stripes, com inscrições “Las Vegas 2023”. Os bonés estarão à venda para o público nas lojas oficiais do evento.

EB - www.autoracing.com.br

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