Pirelli F1 – Preview do Grande Prêmio do Bahrain

sexta-feira, 1 de abril de 2016 às 12:00
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Paul Hembery

A corrida no Bahrain começa sob o crepúsculo e termina com as luzes do autódromo acesas. As equipes já competiram com as novas regras dos pneus, então poderão ter mais ideias de como tirar o melhor desempenho deles. Os três compostos definidos (médio, macio e supermacio) são os mesmos usados na Austrália.

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:

A largada marcada para às 18h locais significa que a temperatura da pista irá cair dramaticamente durante a disputa da corrida.

O asfalto com base de granito é duro e abrasivo, o que aumenta o consumo dos pneus.

A areia do deserto que cerca a pista pode ser levada pelo vento, afetando a aderência.

O circuito possui algumas curvas de baixa velocidade, onde boa tração é crucial, então a pista exige mais da parte traseira do carro.

Ao mesmo tempo, quatro retas rápidas também formam o traçado, o que demanda um acerto mais versátil do carro.

Safety cars raramente afetam a estratégia: foi acionado apenas duas vezes nos 12 anos de história da corrida.

OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS:

Médio branco: um composto de baixa gama de trabalho e um dos mais versáteis.

Macio amarelo: um composto de alta gama de trabalho e com foco em desempenho.

Vermelho supermacio: um composto de baixa gama de trabalho e rápido, mas possui vida útil limitada.

COMO FOI UM ANO ATRÁS:

Vencedor: Hamilton (duas paradas: começou com pneus macios, usou outro jogo de macios a partir da 15ª volta e, na 33ª, trocou para médios).

Melhor posição de uma estratégia alternativa: Raikkonen, segundo (também parou duas vezes, mas começou com pneus macios, mudou para médios na 17ª volta e voltou para os macios na 40ª).

Houve uma mistura de pilotos que pararam duas ou três vezes. Vettel chegou em quinto, com uma terceira parada não programada (intervenção necessária para trocar o bico do carro e colocar novos pneus).

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI:

“O novo regulamento dos pneus para 2016 provou ser um grande sucesso, garantindo diversas opções de estratégia e vários pontos de conversa para todos os times na Austrália. A pista do Bahrain é bem diferente, com o comportamento dos pneus sendo influenciado pela grande queda de temperatura enquanto a corrida acontece. Isso garante uma gama diferente de desafios e parâmetros, então será bem interessante ver quem aprendeu mais com a etapa da Austrália, para ter a melhor vantagem em outra situação nova. Existe um leque grande de opções para os times, o que deverá ser crucial no resultado da corrida”. 

QUAIS SÃO AS NOVIDADES?

Mais informações: pneus de corrida com compostos relativos disponíveis para todos os pilotos serão comunicados na manhã do domingo.

A queda da temperatura durante o treino classificatório no Bahrain deve encorajar os pilotos para andarem nas partes finais das sessões, mas o formato não será alterado em relação ao que foi usado na Austrália.

As equipes na liderança fizeram escolhas interessantes dos pneus para a prova.

EB - www.autoracing.com.br

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