Pirelli F1 – Preview do Grande Prêmio da Europa

sexta-feira, 17 de junho de 2016 às 8:00
Paul Hembery

Paul Hembery

A Fórmula 1 visita o mais novo país sede de um Grande Prêmio desde a entrada da Rússia no calendário, em 2014. São 32 países diferentes desde a criação do campeonato, em 1950. A etapa da Europa, uma marca que estava fora da categoria desde 2012, quando foi realizada em Valência, na Espanha, será realizada em Baku. Este deve ser o circuito de rua mais rápido já visto. Nesta prova, a Pirelli nomeou os compostos médio, macio e supermacio. Como sempre é o caso de novas praças, a Pirelli teve que usar informações e simuladores ao invés de dados reais, o que torna o processo de escolha dos pneus ainda mais complexo.

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:

Como é um circuito de rua, com asfalto novo, são esperadas baixa aderência e uma grande evolução da pista durante o fim de semana.

Consumo e degradação podem ser baixos, por isso um espectro médio de tipos de pneus foi escolhido.

Ultrapassar é complicado em uma pista estreita, o que significa que a estratégia e o treino classificatório serão vitais.

Como os times não possuem qualquer informação sobre a pista, esperamos que todos os pilotos andem muito nos treinos livres.

Velocidades máximas elevadas são esperadas na reta de 2.2 quilômetros ao longo da esplanada.

Baku terá a segunda volta mais longa do calendário, apenas atrás de Spa-Francorchamps, na Bélgica, ao ter uma pista de 6.003 km de extensão.

OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS:

Branco médio: este não foi escolhido de forma extensa pelas equipes, então não deve aparecer muito.

Amarelo macio: um pneu de alta gama de trabalho, que pode ser muito importante no calor de Baku.

Vermelho supermacio: a escolha mais popular, que será usada de forma pesada tanto no treino classificatório como na corrida.  

O ÚLTIMO GRANDE PRÊMIO DA EUROPA:

O último Grande Prêmio da Europa foi realizado quatro anos atrás, em Valência, na Espanha, sendo a oitava etapa daquela temporada. Fernando Alonso, então na Ferrari, venceu, mesmo saindo da 11ª colocação.  

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI:

“Ouvimos muitas coisas interessantes sobre o circuito e parece que o seu caráter, tamanho de volta e velocidade farão com que ele se destaque. Obviamente, nunca é fácil quando vamos para uma pista nova pela primeira vez, mas as condições e os pneus são sempre os mesmos para todos. A seleção de compostos que nomeamos deve funcionar bem em uma grande gama de situações. Agora, é claro, vai depender dos times aproveitá-los ao máximo e identificar as melhores estratégias, por isso que os trabalhos nos treinos livres serão tão importantes”.

O QUE HÁ DE NOVIDADE:

Basicamente, tudo!

A largada será mais tarde do que o normal, às 17h locais, para um total de 51 voltas. 

OUTRAS COISAS QUE CHAMARAM NOSSA ATENÇÃO RECENTEMENTE:

Não houve uma variação excepcional das escolhas dos pneus entre cada time para Baku.

Previsão do tempo prevê clima quente, mas com alta umidade: chuva é uma possibilidade.

Mesmo sendo um circuito composto por ruas da cidade, grande parte de sua superfície de asfalto é nova.

EB - www.autoracing.com.br

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