Pirelli F1 – Preview do GP da Áustria

sexta-feira, 1 de julho de 2016 às 8:00
Paul Hembery

Paul Hembery

Os três compostos mais macios da gama P Zero, o macio, o supermacio e o ultramacio foram selecionados para a visita anual da Fórmula 1 ao Red Bull Ring, com sua estonteante paisagem de montanhas. A pista de Spielberg é provavelmente o momento em que a Fórmula 1 mais se aproxima do rally, com grandes mudanças de elevações e uma sequência de curvas rápidas e sinuosas. O clima na região pode ficar imprevisível. Apesar do circuito ter retornado ao calendário da F1 apenas em 2014, suas raízes remontam ao Osterreichring, de 1969. Isso confere a pista uma característica de velha guarda, que fica em evidência até os dias atuais.

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:

Os dois primeiros setores são velozes, enquanto o último é mais lento e mais técnico.

O circuito testa um amplo espectro de habilidades dos pneus, em termos de cargas laterais e longitudinais.

Uso, degradação e temperatura são consideravelmente baixas, razões pelas quais os pneus mais macios foram selecionados.

Escolher os pontos de frenagem é bem complexo, uma vez que há uma série de áreas de frenagem em aclive.

A superfície da pista geralmente tem baixa aderência e baixa abrasividade, com ondulações em alguns pontos.

Spielberg tem a volta mais curta do ano, com apenas nove curvas. Assim, a precisão é vital.

OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS:

Amarelo macio: não é comum que esse seja o pneu mais duro da gama disponível para o final de semana e um dos obrigatórios.

Vermelho supermacio: deve ter um papel importante na corrida e também é um dos obrigatórios.

Roxo ultramacio: a escolha mais popular por ampla margem, com até nove jogos selecionados por carro. 

COMO FOI NO ANO PASSADO:

Uma estratégia de uma parada provou ser determinante para a vitória, apesar de ter sido influenciada por uma entrada do safety car logo no início. Nico Rosberg começou com o supermacio e mudou para o macio na volta 38 (de 71)

Melhor estratégia alternativa: Pastor Maldonado terminou em sétimo, saindo de 10º do grid (devido a penalidades) depois de começar com pneus macios e fazer um longo stint de abertura. 

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI:

“A Áustria é uma das pistas mais pitorescas e singulares do campeonato. Ela exige muito dos pneus em termos de aderência mecânica como um todo e performance, razão pela qual o ultramacio foi favorecido aqui. Como resultado, podemos ter uma corrida com duas paradas desta vez, apesar de termos apenas uma no ano passado. Entretanto, esse circuito é sempre imprevisível. Tivemos um safety car no início da última corrida, enquanto chuva e sol são igualmente possíveis. O composto ultramacio deve se adaptar bem ao Red Bull Ring, o que significa que com quase certeza veremos as voltas mais rápidas de todos os tempos com essa configuração do circuito neste fim de semana.”

O QUE HÁ DE NOVIDADE:

O circuito foi completamente recapeado este ano. O novo asfalto tem um nível de abrasividade semelhante ao anterior. Porém, o novo asfalto pode proporcionar um nível diferente de abrasividade. Isso será medido pelos engenheiros da Pirelli na quarta-feira anterior à corrida.

Introduzido na atual temporada, o ultramacio faz sua estreia na Áustria.

Além dos carros, Spielberg também sediou a Red Bull Air Race no início deste ano, acima da pista.

OUTRAS COISAS QUE CHAMARAM NOSSA ATENÇÃO RECENTEMENTE:

Ferrari e Renault fizeram as escolhas mais agressivas: nove jogos de ultramacio cada uma.

Os dois pilotos mais bem colocados no campeonato (Rosberg e Hamilton) divergiram em suas escolhas.

A Pirelli se tornou parte da ação da FIA para segurança nas ruas e estradas, com algumas novas iniciativas.

EB - www.autoracing.com.br

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